Conselho aos pastores que sinceramente desejam Avivamento & Vida Eterna


Removam as ofertas (dinheiro) e coloquem oração

Este é um passo muito básico a ser tomado. Hoje em dia até mesmo quando as pessoas vem para a igreja e querem receber Jesus, elas são obrigadas a escutar aquelas histórias sobre finanças e dinheiro, são obrigadas a escutar os pastores ameaçando com o devorador aqueles que não contribuírem. Quando as pessoas vem a igreja para receber Jesus e escutam "plante um dinheiro aqui que você vai receber o seu milagre", então elas vão embora tristes, dizendo consigo mesmas "eu achava que Jesus era outra coisa". Com esta conversa de plante dinheiro para colher dinheiro, a igreja está ajudando assim o mundo a esquecer mais fácil da cruz de Cristo e dos seus sofrimentos.

Se você vai pregar que Jesus tem o poder de salvar uma alma da condenação da morte e do inferno, e que Ele foi capaz de descer dos céus para morrer na cruz pelos nossos pecados, e então foi capaz de ressuscitar ao terceiro dia triunfando em si mesmo sobre a morte e todo mal, e então o Senhor não parou por ai, Ele foi e subiu ao céu e hoje está a direita do Pai, o DEUS TODO-PODEROSO, então as próprias pessoas vão te questionar "como é que Jesus é tão Poderoso assim mas você nem confia que Ele possa ajudar vocês com as contas da igreja?"

O tempo que os pastores e irmãos gastam preocupados com dinheiro deve ser empenhado em justiça agora. Deve-se seguir a risca o conselho de Jesus, que proibiu os seus discípulos de pedirem dinheiro para custear a pregação da palavra. Ora, Jesus recebia ofertas, basta você ler na bíblia, mas para o bem do evangelho, e para que todos saibam que a pregação e a palavra de Deus é de graça, para nenhum dos apóstolos, e por consequência para todos nós, não foi permitido pedir dinheiro algum. Isso acontece porque o próprio Deus coloca graciosamente no coração daqueles que tiverem que ajudar o desejo voluntário de ajudar, como as mulheres que serviam a Jesus com os seus bens por exemplo, elas voluntariamente procuravam ajudar, não por pressão, medo, obrigação ou constrangimento, mas de coração.

Já que não dá mais tempo de ficar preocupado com dinheiro, com aluguel de lugares caros que muitas vezes Deus nem mandou alugar, e com horários de rádio e televisão caríssimos que muitas vezes o Senhor nunca quis, então basta apenas esquecer a parte da oferta dos cultos e simplesmente começar a buscar a Deus em oração e levar todo o povo de Deus a fazer o mesmo. Como você sabe mesmo que Deus quer que você alugue um local, ou que coloque um programa numa rádio? Percebe, não basta ter o dinheiro, você precisará conhecer a vontade de Deus. Portanto basta buscar se encher do Espírito Santo, e Ele nos guiará. Basta clamar pelo Espírito Santo mais do que pelo próprio ar que se respira e pela comida que se come. Se haverá algum avivamento na sua congregação isso partirá do Espírito de Deus, e não de algum empresário figurão que se torne dizimista na sua igreja sustentando ela materialmente. Partirá do Espírito de Deus e não de estratégias humanas de entretenimento carnal na igreja.

Esqueça o assunto dinheiro, coloque-se a orar e coloque o povo a orar pela visitação do SENHOR.

Esqueçam os milagres e preguem santidade

Eu não estou dizendo que milagres não são bíblicos e que não são parte do ministério do SENHOR, apenas estou dizendo que alguns pastores atualmente (e irmãos), na sede por um tipo de poder sobrenatural que lhes traga algum reconhecimento terreno, tanto para si mesmos quanto para o seu ministério, eles hoje em dia pregam apenas poder, sinais, e não pregam mais santidade. Saiba que um homem pode entrar no reino dos céus se estiver aleijado, coxo ou cego, mas ele não pode entrar se não for santificado pelo toque transformador de Jesus Cristo. Pastores que exaltam mais milagres e sinais do que a pregação de Cristo Jesus crucificado e ressuscitado estão pregando um outro evangelho. Os milagres que acontecerem devem centralizar a necessidade de arrependimento por todos presentes, e para que retornem seus corações a Jesus Cristo.

Na bíblia você tem exemplos de pessoas que foram tocadas pelo Senhor no seu corpo físico, e curadas, e mesmo assim seus corações continuaram duros e ingratos para com o Senhor, continuaram cegos, sem reconhecer que era o próprio Senhor quem os curava. Esqueçam a pregação de milagres, nem o Senhor e nem os apóstolos pregavam milagres, milagres aconteciam, mas eles pregam arrependimento e perdão de pecados pela fé em Jesus Cristo. Uma mensagem que tem o poder de santificar e converter o coração do homem a Jesus Cristo, que tem o poder de causar convicção de pecado e contrição de coração, e que por consequência pode levar os homens para os céus. Ninguém pode viver uma vida de santidade se não receber a Jesus e o Seu Espírito Santo em seu coração.

Então pregue santidade e esqueça os milagres, não há cura tão grande quanto aquela que vem pelo conhecimento de Jesus Cristo e da sua palavra. Paulo ressuscitou um menino que caiu da janela durante uma de suas pregações, ele preferiu continuar pregando a palavra até o amanhecer do dia ao invés e ficar ali com os irmãos exaltando aquele milagre. Milagres (como qualquer outro dom) podem inclusive se tornar um ponto de distração da igreja da realidade e simplicidade que há no evangelho. A palavra de Deus curará o povo, libertados seremos através do conhecimento da palavra.

Deixem de lado as mensagens de auto-ajuda, psicologia e filosofias humanas, e voltem a pregar a bíblia, a palavra de Deus

Esta é uma das mais tristes constatações, mas dificilmente hoje em dia você irá encontrar algum púlpito neste mundo onde o que esteja jorrando dali seja fontes de água viva. A maioria deles estará totalmente poluído e contaminado, pois a palavra disse que a apostasia (a grande queda da fé) viria nestes últimos dias. Eu vejo que muitos crentes dizem acreditar na palavra de Deus, mas quando o quesito é a profecia da apostasia da igreja eles parecem ignorar o alerta expresso do Espírito Santo. Para eles é mais fácil voluntariamente ignorar o problema da apostasia do que ter que lidar com ele de modo bíblico. O único modo bíblico para curar apostasia é o arrependimento, o retorno ao lugar do princípio, a primeira essência da pureza da igreja, as primeiras obras do cristianismo primitivo.

Esta é uma das mais triste constatações, mas dificilmente você irá encontrar algum púlpito neste mundo onde a mensagem seja somente a cruz e o sangue. A maioria dos púlpitos conhecidos está pregando mensagens de auto-ajuda, psicologia humana infiltrada na igreja, filosofia, humanismo, metafísica, confissões positivistas, mas a palavra de Deus nestes locais, ou foi abandonada completamente, ou está toda misturada e dissolvida neste mar de enganos e heresias, o que faz com que ela já não seja mais a palavra original, perdendo assim o seu poder restaurador e curador. As mensagens atuais são muito fraquinhas, elas já não servem mais para levar os homens ao conhecimento de Deus, e não é de se admirar que muitos pastores fiquem pensando o porquê a sua congregação não muda suas atitudes, mas já parou para rever e observar qual tipo de alimento você tem permitido entrar na igreja para o rebanho?

Os pastores e irmãos devem voltar a pregar a bíblia, da bíblia, da palavra de Deus, ali encontramos tudo que precisamos.

Esqueça o triunfalismo, pregue a cruz e o sangue

Uma das mensagens mais fortes da teologia da prosperidade, e que anula completamente o ensinamento de Jesus Cristo, é que ao receber ao Senhor você passará a receber bem-estar e conforto em todas as áreas da sua vida como um fruto da fé em Cristo. Eles dividem a vida humana em áreas, a área financeira, a área sentimental, a área profissional, a área familiar, a área da saúde, e então eles começam a pregar as suas invencionices de que ao receber a Cristo a recompensa é bem-estar e conforto em todas estas áreas. Esta mensagem triunfalista, de triunfo, vitória, e prosperidade em todas as áreas da vida é um terrível e tremendo engano da teologia da prosperidade e cura divina, que prega milagres e prosperidade ao invés de Cristo crucificado e ressuscitado. Eu digo isso pois todos sabemos que Jesus pode curar, mas algumas vezes nos caberá perder a nossa saúde por amor a Jesus Cristo, por exemplo, nossos irmãos que morreram doentes em prisões solitárias por amor a Cristo. Eu sei que o Senhor pode abençoar alguém que trabalha e esta pessoa ganhar muito dinheiro, mas muitas vezes nossos irmãos perderam todas as suas posses quando fugiam de cidade em cidade sendo perseguidos por serem cristãos.

A lista continuaria, mas já deu para vocês entenderem que a única coisa capaz de levar um cristão até o fim da caminhada é se a motivação do seu andar com Deus for única e exclusivamente o mais puro amor por Deus, colocado por Deus no seu coração. Qualquer um que busque ao Senhor por qualquer outra coisa, seja lá o que for, não conseguirá chegar até o fim. Veja que o que levou estes homens a negarem a si mesmos e confessarem Jesus mesmo debaixo das piores tempestades foi exatamente que eles estavam de olho numa recompensa no porvir, um reino eterno com Deus no céu. A pregação da cruz de Cristo portanto não é triunfo, vitória e conquista em todas as áreas da nossa vida, a pregação do sangue não é muito dinheiro no bolso e saúde para dar e vender. Eu sei que o triunfalismo soa muito bem e é bastante confortável a nossa carne, de que Deus vai ficar te recompensando com delícias terrenas cada boa atitude que você fizer, e cada centavo que você der na igreja de oferta te será recompensado cem vezes mais, ou em forma de dinheiro ou de saúde como prega esta mensagem triunfalista atual.

Mesmo assim os apóstolos viraram o mundo de cabeça para baixo pregando apenas a cruz e o sangue do Senhor Jesus Cristo. Eles não se preocupavam em tirar ofertas para si, eles não carregavam consigo nenhum outro truque esperto, nenhuma outra carta escondida na manga, nenhum triunfalismo a não ser na eternidade com Deus no céu. Paulo chegou a declarar que a mensagem da cruz é o evangelho, e o evangelho é o poder de Deus para salvar todo aquele que crer. A mensagem da cruz não pode ser misturada com mais nada, ela se coloca de pé sozinha para salvar todo aquele que acreditar. O evangelho não é simplesmente uma história, ele é o poder de Deus, e somente os que não acreditam no poder de Deus é que pregam outras coisas para atrair as pessoas após si e não a Cristo. Eles pregam delícias carnais, e usam meios carnais para atrair os homens, dissolvendo e anulando completamente a mensagem da cruz de Cristo. Se você quer avivamento na sua igreja, este avivamento de voltar ao primeiro amor por Jesus, de produzir frutos do Espírito de Deus, então traga de volta a cruz e o sangue para o seu coração. Traga de volta para sua vida primeiro, então traga de volta para a sua família, e depois traga de volta para a sua igreja.

Leia a sua bíblia e ore pedindo a Deus que lhe revele o sacrifício de Seu Filho, não há avivamento de verdade, não há vida de verdade sem o Filho de Deus, sem Jesus Cristo!

Se você não centralizar e exaltar bem a cruz de Cristo em breve estará pregando o veneno do moralismo, ou do legalismo misturado de algumas "superstições cristãs",  e de pouco em pouco estará apenas impondo uma santificação forçada e exterior ao rebanho ao invés de guiá-lo a Cristo, o Rei que está voltando! Você também não deve pregar a sua denominação, o seu pastor, no intuito de atrair pessoas para sua igreja, mas deve pregar Jesus Cristo somente e deixar que a palavra transforme as pessoas, sendo que primeiro ela deve ter transformado a ti.

Esqueça os eventos de igreja e passe a orar e buscar a face de Deus

As igrejas hoje em dia estão tão ocupadas com suas próprias rotinas eclesiásticas que já não tem nem tempo para buscar a Deus. A maioria das atividades de igreja hoje em dia só fazem as pessoas não terem tempo para buscar a Deus. O tempo e a força investidos em tais atividades apenas massacram o rebanho e desgastam a liderança, e não produzem resultado prático para o reino de Deus. Deixe que o coral cante desafinado, mas esteja inflamado pelo Espírito Santo. Que tal você se preocupar em afinar primeiramente os corações dos cantores diante de Deus mais do que os seus instrumentos musicais? As igrejas estão tão ocupadas com festividades, reuniões de liderança que são inúteis, eventos e organizações, que por estar a tanto tempo organizando ela já não mais tem tempo para agonizar. Você não pode organizar um avivamento, nem manipular um avivamento, simplesmente quando o Espírito Santo vem é como uma represa que estoura, não há como conter a inundação. Ele virá e vai varrer para fora da igreja tudo que não foi Ele quem colocou. Eu sei que muitos não querem isso e assim não desejam porque o Espírito Santo virá expor a nudez e fraqueza dos seus ministérios.

Igrejas que são baseadas em invenções humanas e não na comunhão com Deus.

Então por favor, pare de se ocupar e ocupar as pessoas com tarefas e mais tarefas escravizantes. Dê liberdade as ovelhas para que busquem ao Senhor durante a semana nos seus lares. Para que façam cultos nos seus lares com as suas próprias famílias, para que tenham tempo de descansar e meditar na palavra. Quando nos reunimos como igreja isso deveria ser para louvor do Senhor e não para escravidão das pessoas. Cuidado com a idolatria ao ministério, isso tem matado milhões de pessoas na igreja mundialmente e ninguém percebe! Quando você vai ver já está tão submisso a um líder, e fazendo tudo para lhe agradar com medo, que nem mais tem tempo de buscar a Deus! Saiba que o pentecoste aconteceu num cenáculo onde havia um punhado de homens agonizando, eles não estavam tentando organizar nada, nem traçar metas de evangelismo, eles não tinham uma lista de afazeres, eles apenas se esvaziaram e estavam entregues nas mãos de Deus esperando ansiosamente pelo Batismo com o Espírito Santo (e com Fogo)!

Eles não tinham nada em suas mãos a não ser as palavras da promessa do próprio Cristo "não muito depois destes dias vocês serão batizados com o Espírito Santo, FIQUEM portanto em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder".

Mas a igreja hoje não é mais capaz de FICAR. Possa o Espírito Santo crucificar nossas carnes. A recompensa por eles terem esperado foi que saíram dali com línguas de fogo!

Alguns pastores precisam fazer menos cultos por semana e menos atividades de igreja para que possam ter mais tempo para oração, valerá mais você pregar um único sermão por semana porém que foi gerado na fornalha da oração, do que pregar quatro ou cinco sermões todos os dias, mas que vieram de um homem seco que já mal tem tempo para comparecer diante da face de Deus e escutar conselho pois está mais ocupado com o ministério do que em ministrar perante o SENHOR.

Há um bom artigo escrito aqui neste link a respeito de idolatria ao ministério.

Considerações finais

Amados irmãos, vamos apenas seguir o conselho de Jeremias, colocar a nossa boca no pó e ver o que vai acontecer!

Não há avivamento sem pessoas gemendo no secreto e desejando por ele. Se você quer avivamento espere sentir as dores de parto. Não há nada que nasça de Deus que não seja gerado em angústia de alma.

E por favor, não confunda este avivamento que estou falando, com o avivamento falso que a igreja mesmo no Brasil tem pregado, que é baseado em sociedade e política, mas não no reino eterno de Deus.

Há um outro quesito importante, avivamento não pode ser manipulado, então se você vai buscar avivamento, vai ter que aprender a esperar pelo avivamento. Avivar é trazer vida onde antes não havia. Saiba que este avivamento é aplicado individualmente, estes conselhos não são somente para pastores de igrejas, mas para qualquer irmão que deseje aplicar na sua vida, na sua família. Algumas vezes por causa disso você pode ser levado a ser isolado dos teus irmãos de igreja, quem sabe teu pastor te expulse, ou o Espírito Santo te visite e te faça saber que é a hora de pular fora daquela igreja e ir andar com o Senhor no deserto. Obedeça a Deus, pois obedecer é melhor do que sacrificar, este avivamento é individual e não coletivo, quem quer que o deseje para si tome dele posse diante de Deus! Não espere que você vai poder buscar avivamento junto com todos os seus irmãos de igreja, muitas vezes quando o avivamento vem você vai ficar sozinho nestes dias de apostasia! Também fuja da armadilha diabólica de pensar assim "ah, eu sou muito pecador e pequeno para que Deus me visite". É justamente plantando este pensamento que satanás neutraliza muitas pessoas antes mesmo delas sequer começarem a ter a atitude de ir buscar a Deus. Elas já se dão por derrotadas e desistem antes mesmo de começarem, quanto mais não deveriam desistir nem mesmo após milhares de quedas e falhas. Quem não desiste sempre alcança o favor do Senhor para ser vivificado!

Vamos voltar ao Evangelho das Coisas Eternas!

Eternidade! Eternidade! Eternidade!

Estampe a eternidade em nosso olhos Senhor!

Shalom

Anderson

Arrepende-te Brasil
Share on Google Plus

Sobre o site ArrependeteBrasil

Arrepende-te Brasil: Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, levar um povo a consciência e atitude de preparação individual para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.