David Owuor adora uma serpente? - O poder de um boato (clique na imagem)


Recentemente surgiu no Brasil alguém que repassou para frente um boato que surgiu no Quênia, talvez pelos idos de 2013. Um blog amador queniano de fofocas divulgou uma suposta história de que David Owuor foi visto adorando uma serpente pelo seu motorista e depois o motorista morreu. Pelo bem da verdade, pela imparcialidade, e pela seriedade que tal tipo de acusação contra qualquer pessoa exige, deve-se ignorar completamente o conteúdo deste blog do Quênia uma vez que a forma como a notícia foi reportada ali não prova nada e nem deve levantar suspeita alguma. Eles apenas reportaram uma história que começou a circular no Quênia um tempo atrás, e tem mais cara daquelas tipo lendas urbanas do que algum fato que realmente aconteceu. Devemos ter muito cuidado para não cometer injustiças. Nós já tínhamos conhecimento do referido site e da referida notícia que veio ao conhecimento do povo no Brasil somente agora, e nunca demos crédito a ela pelo simples modo como ela foi escrita e pelo tipo de site que ela foi postada, um site amador de fofocas apenas em busca de audiência e que pelo visto encerrou as suas atividades em 2015 (se não mudou de endereço).

Eu só me prestei a escrever a este respeito porque recebi muitos questionamentos de irmãos, eu preferia nem escrever sobre este assunto, pois tem muito da palavra a ser pregado, mas me vejo obrigado a prestar esclarecimento mais uma vez. Pior que alguns baseados em boatos dizem ainda que é "Deus quem está revelando" para eles algo oculto na vida do David Owuor. Eu escrevo não para justificar David Owuor, não sou seu advogado, mas para ajudar alguns irmãos. Um servo de Deus normalmente não se prestará a se justificar de todas acusações que recebe, ou ele não teria nem como exercer seu ministério. Por isso não vamos justificar e esclarecer aqui todo tipo de boato que aparece por ai, e o número tem se multiplicado mais a cada dia, mas os irmãos mesmos vão aprender a julgar as informações, se procedem ou se não procedem.

A internet anda com "águas" muito tempestivas nestes dias, cuidado ao navegar para não naufragar. Não acredite em tudo que você lê logo de imediato, a porcentagem do que vemos na rede e que é boataria é muito alta. Além do mais, qualquer um pode criar um site e inventar uma história a respeito de qualquer pessoa apenas para difamá-la. Outro boato que recentemente veio a tona aqui no Brasil, também relacionado ao David é o de que ele não é capaz de pronunciar o nome de JESUS. Realmente quem já assistiu mensagens dele sabe muito bem que isso não é verdade, agora, quanto a quem nunca assistiu nenhuma mensagem vai acreditar nestas coisas. Há que se ter um exame maior e um cuidado redobrado com relação a denúncias que vemos na internet, pois alguém pode estar passando uma visão distorcida dos fatos.

O caso também de um pastor que tentou suicídio na casa do profeta antes de uma reunião, isso foi noticiado pela imprensa do Quênia. Nós sabemos que a forma como a imprensa notícia as coisas é parcial, algumas vezes de propósito outras não. Mas pelo menos isso foi realmente um fato, algo que aconteceu, e mesmo assim, não se pode culpar o profeta numa primeira análise por coisa alguma. Quero dizer, se sou pastor de uma igreja e um membro tenta o suicídio, a culpa é minha? Não tem como culpar ninguém por isso a não ser que haja interferência direta da pessoa, o que nunca foi provado com relação ao David. Então não dá para fazer uma juízo de fato a respeito deste assunto, a única coisa que sabemos é que este pastor tentou suicídio, somente isso, e isso pode acontecer em qualquer ministério, família, etc. Ontem mesmo nós tivemos um caso dum pastor famoso no Brasil que foi obrigado a depor na Polícia Federal por uma suspeita de envolvimento com algum tipo de corrupção. As notícias foram ao ar, ele foi depor, mas muitas pessoas já o estão condenando e tendo como culpado pelo simples fato dele ter ido depor. Muitos já estão dizendo (especialmente os que já tinham algo contra ele no coração), "está vendo, falei que ele tinha alguma coisa errada". Mas na verdade nada ainda está apurado e nem comprovado, então é precipitado colocar em dúvida o referido pastor antes de qualquer comprovação. Teologicamente, por ele ser um ferrenho defensor da teologia da prosperidade, eu tenho uma séria questão com ele por abraçar este falso ensino, mas pelo bem da verdade, e da imparcialidade, o fato dele ter sido chamado para depor na Polícia Federal não prova nada contra ele, pelo contrário, quem sabe poderá até ajudar a esclarecer que ele é inocente neste ponto.

Até que não se prove nada ele é inocente, e se for culpado, também que seja apurado com justiça e imparcialidade. Eu não sou advogado do David Owuor, e nem deste outro pastor famoso da prosperidade, que todos sabem que é o Silas Malafaia, mas não podemos crer em boatos sobre a vida de ninguém, não é só pastor não, tudo precisa ser bem apurado. Os boatos lançam apenas dúvidas infundadas sobre o caráter e a vida de uma pessoa, se você já foi vítima de um sabe bem como é.

O fato é que muitas pessoas hoje em dia leem apenas o título das notícias, e então precipitadamente apenas deduzem o que está escrito e o que está acontecendo. Quantas pessoas não estão incriminando este pastor sendo que nada ainda foi comprovado contra ele? A mesma coisa do David, e de qualquer outra pessoa, temos que ter cuidado nos julgamentos. Conheci um pastor certa vez que a esposa dele teve de ir para os EUA fazer tratamento de câncer, e as pessoas começaram aqui no Brasil a espalhar boatos que ele tinha largado a mulher dele e ela saiu do país por causa disso. Percebe? Histórias como estas são infelizmente repassadas na internet, e em tempos como os nossos em que facebook, twitter, whatsapp estão por ai, qualquer coisa se espalha muito rápido. Algo que me impressiona é o poder de penetração que os boatos tem entre os evangélicos hoje em dia, basicamente aqueles vídeos e informações mais viralizados e espalhados entre evangélicos em alguns setores não são os que edificam, mas sim os que falam a respeito de boatos. Isso tem alimentado entre alguns irmãos um tipo de fé e vida cristã supersticiosa, neurótica, doente, medrosa. De tempos para cá multiplicaram as "revelações" sobre o fim na internet, e em meio a coisas verdadeiras, montões de coisas falsas poluem e colocam em descrédito as verdadeiras. Nós devemos retornar a PALAVRA e a Mensagem de DEUS que é Jesus Cristo crucificado, Poder de Deus para salvar todo aquele que crer. 

Quando há alguma denúncia ela precisa ter bases sólidas e também não pode consistir em distorção dos fatos, no demais, que cada um de nós possa cuidar da sua própria vida com Deus, as vezes você quer passar o tempo na internet dando uma de detetive, investigando a vida dos outros, que você acaba se esquecendo de cuidar da sua própria, pois é da sua própria vida que você vai dar conta a Deus, daquilo que você fez com a vida que recebeu. Eu sei que as vezes é útil fazer pesquisas investigativas, pode até nos livrar de enganos, mas os irmãos compreendem bem e com equilíbrio o que estou escrevendo, que algumas vezes, sejam sinceros consigo mesmos, vocês perdem tempo investigando a vida dos outros, pensando na vida dos outros, enquanto poderia estar apenas melhorando a sua, investindo em comunhão com Deus e simplesmente deixando a vida dos outros para Deus também cuidar.

Qualquer que construir a sua casa sobre a ROCHA esta vai permanecer, já a outra casa, na areia, irá cair. Deus dará a cada um o inequívoco louvor algum dia, e então finalmente manifestará os segredos dos corações dos homens que somente Ele conhece. Portanto, nos agarremos firmemente a JESUS, o Autor e Consumador da Nossa Fé, nos rendamos completamente a ELE, nasçamos de novo da água e do espírito, e que as nossas vidas sejam um culto agradável a DEUS. Se apeguem a mensagem do SENHOR. Se hoje te pedissem a tua alma hein? Você iria perceber que não importaria muito o que as outras pessoas estivessem fazendo com a vida delas, mas sim aquilo que você está fazendo com a sua.

Deus abençoe a todos.

Arrepende-te Brasil
Share on Google Plus

Sobre o site ArrependeteBrasil

Arrepende-te Brasil: Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, levar um povo a consciência e atitude de preparação individual para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.