Adeus Facebook!


Sempre notei que o facebook é uma ferramenta muito boa para divulgação de qualquer coisa, inclusive da palavra de Deus. Quando posto algum link no facebook e não apenas no site isso garante milhares de visualizações a mais. Muitas vezes são dez vezes mais visualizações pelo menos o que consiste em muitos milhares de visualizações a mais. Num dado momento isso pode parecer empolgante, ter um site bastante visualizado, mas para nós não pois a nossa ambição não é números de acessos. Faz muito tempo que tenho tentado pesar os prós e os contras de postar os links no facebook, é impressionante, seja qualquer hora do dia sempre tem gente on-line curtindo as postagens, fazendo comentários. Alguns curtem tão rápido que eu mesmo chego a pensar "será que leram a postagem pelo menos antes de clicar no curtir?" Via de regra sempre notei que para manter-se uma boa quantidade de visitas é necessário manter postagens constantes, pelo menos uma postagem por dia, isso irá estimular as pessoas a ficarem curiosas e interessadas na sua página, fará elas ficarem ansiosas pela próxima postagem. Entretanto como servos de Deus que somos, nem sempre tem uma postagem todo dia para ser colocada, uma vez que postar textos e estudos não é encher linguiça. Você sabe como funciona no mercado da fé, as vezes um cantor gospel é contratado por uma gravadora e ele tem que cumprir o contrato, gravar um CD com 10 faixas todo ano. Mas de repente, Deus só te deu uma canção ou duas naquele ano, então você será obrigado a inventar outras 9 canções apenas para encher o CD e cumprir o contrato. Todo mundo sabe que isso acontece, mas nós, o nosso "contrato" é com Deus e não com os homens, nosso compromisso é com Deus e não com os homens e é por isso que não podemos ceder a pressão de ter uma página muito visualizada baseado em estratégias de marketing e propaganda, preferimos deixar o Espírito Santo atrair as pessoas e escolhemos postar apenas no rítimo que o Senhor permitir e não para forçar visualizações.

Todas as vezes que eu posto algo e vejo os cristãos no facebook sempre me pergunto, será que não estamos passando tempo demais no facebook? Será que vale a pena usar esta plataforma para dar visibilidade as mensagens, se as pessoas vão entrar para ver mensagens e a hora que menos perceberem já gastaram duas três horas vendo um monte de outras baboseiras, gastando precioso tempo? Será que vale a pena as pessoas ficarem tão ansiosas para escutar mensagens falando sobre Deus na hora em que talvez elas devessem estar buscando a Deus e não apenas ouvindo falar dele? Sei que alguns poderão não compreender algumas destas questõas, e até mesmo interpretarem mal, como se eu estivesse falando que não devemos usar facebook, ou que escutar pregações é inútil, mas não é nada disso, é que apenas alguns de nós escutam tanta informação sobre Deus que sua cabeça fica inchada e o seu coração fica encolhido. Uma vez ouvi um pregador falando que muitos cristãos não oram, por exemplo, por que estão vendo coisas cristãs na internet. David Wilkerson em sua última mensagem deixou um alerta tremendo a respeito disso, como a nossa geração deveria se submeter a um jejum de tecnologia e ir buscar a face de Deus do modo antigo. Sabe, nenhum destes homens assim como eu não estavam clamando contra a internet, mas sim contra o mal uso dela. Será que você é sincero o suficiente para perceber se o seu uso de facebook é uma "missão divina" ou apenas uma perda de tempo? Leonard Ravenhill falava a respeito de como quando uma pessoa deseja começar a orar tudo se levantará contra ela, alguém vai te ligar bem na hora, ou algumas vezes você se verá tagarelando a respeito de Deus com algum irmão ou irmã no momento exato em que deveria estar orando. Eu penso que facebook, whatsapp e redes sociais de um modo geral são um lugar onde a maioria de nós apenas está tagarelando a respeito de Deus no exato momento em que deveríamos estar trancados com Ele em algum lugar secreto.

No momento tenho andando bastante ocupado, o que tem me impedido de muitas vezes postar vídeos, textos ou até mesmo responder e-mails aqui na internet. Neste tempo ponderei muito a respeito de qual tem sido os ganhos e as perdas de usar o facebook para espalhar links e confesso que não cheguei a uma conclusão definitiva a respeito do assunto, porém ainda estou pendendo mais para o lado de que para mim os lucros não estão compensando as perdas. Acabo atraindo os irmãos para facebook, e depois de ler uma ou duas coisas realmente edificantes e guiadas por Deus muitas vezes vários de nós irão passar duas ou três horas apenas vendo pequenos vídeos engraçados, curiosidades, notícias falsas, sensacionalismo, e isso não vai edificar ninguém em nada, será pelo contrário tremenda perda de tempo, tempo que você poderia estar com sua família, amigos, irmãos, ou como disse, a sós com Deus. Devido a isso eu decidi, pelo menos momentaneamente encerrar as atividades no facebook, sendo que por hora não postarei mais links de estudos, pregações, ou coisa alguma no facebook, sendo utilizado para este fim apenas o site, e farei isso mesmo que assim eu vá perder milhares de visualizações. Eu sei que as pessoas que vão no site são muitas vezes as que realmente estão interessadas em ler alguma coisa, mas as que vem pelo facebook, muitas delas só clicam nos links porque é conveniente e está fácil de acessar. De agora em diante só postarei atualizações diretamente no site, de tempos em tempos os irmãos interessados podem acessar o site e ler ali novas postagens ou vídeos no youtube. Não irei cancelar a página do facebook, deixo ela no ar mas não mais a utilizarei.

É um tanto quanto fácil postar alguma frase de efeito no facebook, ou atualizar um status de whatsapp com frases cristãs, criar um meme "cristão", creio que algumas vezes estas coisas estão nos intoxicando mais do que edificando. É fácil fazer uma frase de efeito e ter um monte de gente achando que você é alguém super-espiritual, mas o cristianismo é vivido no dia a dia, não seremos conhecidos apenas pelas belas palavras, por belos discursos, mas pela virtude implantada no coração pelo Espírito de Deus, virtude que leva a uma constante renovação e novidade de vida. Finalizando, eu entendo que há muito trabalho para ser feito fora da internet também, assim como o trabalho na internet é importante também. Por isso estamos apenas comunicando o que foi uma decisão que nós tomamos, não querendo influenciar ninguém a tomar decisão alguma, apenas explicando as razões que nos motivaram. Quanto aos irmãos que continuam postando links no facebook (e acessando) que o Senhor os guie em toda boa obra, cada um naquilo em que foi chamado, e que você postem aquilo que Deus quer que seja postado, e acessem também guiados pelo mesmo Espírito Santo de Deus. De cada palavra que postarmos, cada palavra vã, daremos conta no dia do juízo, pense portanto antes de postar alguma coisa e que o Senhor nos dê sabedoria a todos nós. 


Por hora, Adeus facebook!

Shalom

Arrepende-te Brasil
Share on Google Plus

Sobre o site ArrependeteBrasil

Arrepende-te Brasil: Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, levar um povo a consciência e atitude de preparação individual para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.