Vale a pena tentar adivinhar quem é o anticristo?


Creio que uma das maiores ansiedades no coração dos cristãos ligados as profecias do fim, na verdade por incrível que pareça, é exatamente a respeito da misteriosa identidade da pessoa do anticristo. Algumas vezes eu já falei isso, mas as postagens minhas que tem maior número de visualizações são exatamente a respeito de assuntos como marca da besta, governo do anticristo e anticristo. Eu não estou dizendo que estes assuntos não devem ser estudados, ou que não estão na palavra, pois sim eles estão lá. Entretanto podemos aprender sempre com a história da igreja, houveram muitos erros que nossos irmãos cometeram no passado e que nós podemos evitar no presente. Basicamente as gerações passam mas os erros que a igreja comete parecem ser exatamente sempre os mesmos, e graças a Deus por isso, pois veja bem, por exemplo, as repreensões as 7 igreja no apocalipse, elas nos repreendem até hoje, significando que em 2000 anos a igreja tem cometido basicamente exatamente os mesmos erros através das gerações e passado as mesmas dificuldades.

A igreja primitiva também caiu no erro de pretender saber quem era o anticristo. O número da besta descrito na bíblia é 666, porém na época houveram alguns manuscritos que levavam o número 616, no caso o número errado. Vários irmãos naqueles dias estavam tentando fazer seus cálculos matemáticos para tentarem adivinhar quem era o anticristo. Invariavelmente eles caiam em várias situações o que levou um dos líderes da igreja na época, Irineu, a escrever aos irmãos que parassem de tentar adivinhar quem era o anticristo pois isso seria uma questão inútil e era muito melhor se os irmãos simplesmente esperassem a profecia se cumprir. Irineu advertiu os irmãos naqueles dias de que vários nomes poderiam resultar em 666, e neste caso os irmãos estavam tentando associar o anticristo com os nomes de falsos profetas daqueles dias (sim, já havia falsos profetas naqueles dias entre a igreja do Senhor). 

Irineu descreve para a igreja naqueles dias a divisão do reino em dez, e o rei que se levantaria reclamando o reino para si, e descreve os eventos que ainda deveriam de acontecer segundo a profecia e aconselha a igreja a que não se perca na discussão a respeito de quem é o anticristo, ou seja, não fique apenas a tentar adivinhar o nome dele. Podemos relatar em histórias recentes que várias pessoas, especulações e profecias já falharam a respeito de quem seria o anticristo. Há aproximadamente uns 25 ou 30 anos atrás houve alguém que se levantou dizendo que Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética, seria o anticristo. Passaram os dias de Mikhail e ele não era o anticristo, quer dizer, mais uma adivinhação vã. Eu sei que algum dia o anticristo virá, e que as profecias bíblicas não são daquelas do tipo que podem ou não se cumprir, elas vão se cumprir. Mas veja bem, quantos que não especularam e até chegaram a profetizar que Obama não sairia do poder nos EUA? Que ele iria decretar lei marcial e assumir como anticristo? Nada disso aconteceu e agora já surgem especulações de que Trump é que é o anticristo, não mais Obama.

A verdade é que nós não sabemos muitas coisas, mas quando elas se cumprirem, se estivermos em Cristo, saberemos.

Seja quem for o anticristo irmãos, vamos aproveitar que Jesus morreu na cruz e abriu os céus, é tempo de buscar se encher do Espírito Santo e Ele nos ensinará todas as coisas, pois é o Senhor quem nos ensina o que é útil. Os governantes todos neste mundo passarão, mas o Reinado de Jesus Cristo é Eterno, e este Reino de Deus e a Sua Justiça que nós buscamos pelo dom de Deus na cruz do Calvário.

Abaixo o texto, com alguns destaques a respeito do que falamos:

"Também um outro perigo, que não deixa de ter importância, surpreenderá repentinamente aqueles que falsamente presumem que conhecem o nome do anticristo.

No caso dessas pessoas assumirem um (um número), e o anticristo vier com outro, eles serão facilmente controlados por ele, já que não é o esperado, a respeito do qual deveria haver cuidado.

Essas pessoas, então, deveriam aprender (tal qual realmente é o estado das coisas), a retroceder ou voltar até o número verdadeiro do nome, para que não predigam nomes entre os falsos profetas.

Porém, conhecendo o número exato declarado pela Escritura, que é o de 666, devem esperar, em primeiro lugar, a divisão do reino em dez; logo, no momento seguinte, quando esses reis estejam governando e começando a colocar seus assuntos em ordem e a desenvolverem seus reinos (deixem que eles saibam), para dar a conhecer aquele que virá reclamando o reino para si mesmo e atemorizará aquelas pessoas de quem temos falado, tendo um nome que consiste no número mencionado anteriormente, isso é realmente a abominação da desolação...

Então é mais acertado e menos danoso esperar o cumprimento da profecia do que ficar fazendo adivinhações ou predições acerca dos possíveis nomes que este anticristo possa ter, já que se pode encontrar muitos nomes que possam conter o número mencionado; e a mesma interrogação seguirá sem resolução...

Porém, agora ele indica o número do nome, para que quando este homem venha possamos precaver-nos, estando alertas a respeito de quem ele é...

Porém, quando este anticristo tenha devastado todas as coisas neste mundo, ele reinará por 3 anos e 6 meses, e se sentará no templo de Jerusalém; e quando o Senhor vier nas nuvens dos céus, na glória do Pai, enviará este homem e a seus seguidores ao lago de fogo; restaurando os tempos de bem-estar e justiça no reino, que é, o descanso, o sétimo dia sagrado; e restaurando a Abraão a herança prometida, no reino que o Senhor declarou, no qual muitos virão do este e do oeste e se sentarão com Abraão, Isaque e Jacó". (Irineu viveu entre 120 e 202 d.C. extraído de Contra as Heresias, Livro V, XXX)

Shalom

Arrepende-te Brasil
Share on Google Plus

Sobre o site ArrependeteBrasil

Arrepende-te Brasil: Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, levar um povo a consciência e atitude de preparação individual para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.