A odiosa Idolatria, uma OVERDOSE digital: O problema do compartilhamento (e acesso) excessivos a conteúdo cristão na internet


O problema que vou relatar aqui se trata de acesso e compartilhamento de conteúdo cristão especialmente! Quero frisar bem isso antes de começar, mas digo de pregações, versículos bíblicos, memes, etc, etc, relacionados a temática cristã! Eu vejo os cristãos hoje muito ocupados compartilhando & compartilhando coisas na internet. E não são muitas vezes as coisas "do mundo" que estão atrapalhando, mas eu vejo que há um enorme excesso tanto no compartilhamento quanto no acesso a conteúdo cristão atualmente. Nós temos uma internet livre e por certo não sabemos usar a liberdade que ela nos confere. Nós compartilhamos coisas de mais uns com os outros e muitas vezes estamos a compartilhar sem ter a direção do Espírito Santo.

Mesmo quando você assiste a uma boa pregação na internet, como você sabe que é a hora de compartilhar? Como você sabe com quem deve compartilhar? Como sabe se realmente o Senhor lhe queria a assistir aquilo? É por isso que multidões de cristãos "saídos" das igrejas da apostasia e do dinheiro atualmente tem literalmente trocado a sua vida de oração por acesso a conteúdo "edificante" na internet. Eles não leem mais suas bíblias sozinhos, nem passam tempo a sós com Deus, não oram em seus corações, eles apenas acessam, acessam, acessam e compartilham um monte de informações na internet.

Whatsapp, facebook, twitter, todas estas coisas estão nos intoxicando, não por elas serem ruins em si mesmas, mas pelo fato de que assim como os jovens atuais são ansiosos por postar suas selfies a cada minuto, alguns de nós também são ansiosos por postar seus "melhores" versos bíblicos a cada minuto. Vivemos tagarelando a respeito de Deus, falando a respeito de Deus até pelos cotovelos, mas como saberemos se isso é realmente direção de Deus ou apenas ansiedade do nosso coração? Eu penso que falamos tanto de Deus na internet que acabamos esquecendo de buscar a Sua Face.

Paulo falava de Deus na Presença de Deus, mas nós, estamos tão ocupados a compartilhar tudo aquilo que achamos interessantes e enviar para toda a nossa lista de contatos qualquer coisa que achamos "legal" que no final das contas não temos mais tempo para Deus. Nosso tempo acaba sendo dividido, fragmentado, e a nossa preocupação acaba sendo enviar alertas, mensagens, etc, etc, etc, muito mais do que buscar o trabalhar de Jesus Cristo em nossa própria vida. Há irmãos que compartilham notícias que eles nem leram, e no final dizem "Jesus está voltando, olha os sinais". Estão no piloto automático, e isso está longe de ser um culto racional a Deus.

As pessoas hoje em dia, muitas delas, nem refletem no que estão acessando, elas apenas leem superficialmente, ou somente o título, e depois repassam. Por isso boatos grosseiros tem se tornado cada vez mais comuns entre os evangélicos na internet... e o mundo está rindo da igreja por causa disso, eles dizem "olha, como eles são tão sem noção". Pior que muitas vezes eles tem razão, não em zombar, mas em constatar que o povo de Deus se tornou insensato e disposto a crer em qualquer baboseira sem nem antes analisar primeiro. É uma disposição a crer de qualquer modo em qualquer coisa que se torna absurda.

Se você estivesse menos ansioso por compartilhar coisas no modo aleatório certamente oraria mais, leria mais a bíblia, e também conversaria mais com as pessoas face a face. Eu sempre preciso escrever isso, que não estou falando contra usarmos a internet, eu mesmo estou aqui usando, mas preciso sempre reforçar isso pois alguns vão insistir em não compreender o que estou dizendo. Se cada pessoa da tua lista de contatos compartilhar com você um versículo por dia você vai estar a ler versículos "dos outros" o dia todo, mas muitas vezes Deus está querendo falar com você não é em nenhum daqueles versos que você recebeu. Muitas e muitas vezes o que você recebeu é interessante apenas para você naquele momento, não é para ser compartilhado, ou mesmo quando para ser compartilhado, muitas vezes não é para todo mundo.

Você só vai saber o que, quando, como, com quem e onde compartilhar (e acessar) a partir do desenvolvimento de uma relação de proximidade andando com o Senhor. Enquanto estivermos sendo guiados apenas por impulso seremos apenas como os cavalos que se arremetem com ímpeto na batalha entretanto não sabem o que fazem. Seremos apenas como a mula que precisa de freio na boca para que não se chegue a você.

O que acontece é exatamente isso, estamos vendo tanto conteúdo cristão atualmente, mas continuamos vazios e sem o preenchimento do Espírito Santo. Não estamos plenos de Deus apesar do bombardeio de informações, vídeos, versículos, canais na internet falando da volta de Jesus, mesmo assim nosso coração não está em chamas. Nos perdemos em algum ponto e é hora de voltar. Você tem centenas de amigos no facebook, e cada um deles atualiza sua linha do tempo no mínimo 4 a 5 vezes no dia. Os "+" cristãos estão sempre postando alguma mensagem, muitas vezes nada de heresias, nada de profetadas, estão postando coisas boas e bíblicas, e você acaba consumindo o teu dia nestas coisas e não mergulhando em Deus. A bíblia orienta que cada um saiba com moderação, na sua própria medida, e que se você achou mel, coma apenas o que te basta para você não passar mal. Mas hoje muitos acessam bom conteúdo cristão indiscriminadamente e isso é um perigo.

Se são as boas pregações e o bom conteúdo bíblico disponível na internet que não estão te deixando andar próximo ao Senhor, e que você sempre tem que ouvir seu pregador favorito falando de Deus, então corte isso, e vá para o face a face com O Senhor. Nós podemos falar face a face com o Senhor hoje, e sermos seus amigos com reverência. Por assistir boas pregações muitas pessoas não estão mais se relacionando com O Senhor, mas sim com as pregações e pregadores. Você não tem oração e devoção ao Senhor, mas conhece todos os sermões no teu canal do Youtube favorito. Mesmo que você esteja ouvindo boas pregações veja que isso não seja somente teoria e não prática, e que não esteja apenas vendo tudo na letra e não em espírito e na realidade.

Nosso Deus é um Deus Vivo!

Vamos limpar a ansiedade por acessar e compartilhar conteúdo cristão na internet. Isso tem nos levado a uma OVERDOSE digital. Faça tudo que fizer sob a direção do Senhor, e para isso, primeiro vem a unção para saber o que compartilhar, como, com quem, a que horas, nada no Reino de Deus é feito por movimentos aleatórios, e antes de dar um sermão ou uma palavra, normalmente um pregador movido por Deus esperou MUUUUUUUITO tempo diante do Senhor, escutando o Conselho do Senhor e recebendo a Unção do Senhor a respeito de como carregar aquela mensagem. Ele não foi como um cavalo no impulso.

Não é de qualquer modo e sem estar sob autoridade do Espírito que fazemos estas coisas.

É impossível você amadurecer se ficar a vida toda apenas escutando alguém falar de Deus na internet e você mesmo não for atrás Dele por si próprio.

Não se glorie na unção do outro, na revelação do outro, em ouvir o outro falar algo de Deus, mas vai você mesmo, e veja com seus próprios olhos e ouça com seus próprios ouvidos, e tuas próprias mãos toquem o Verbo de Deus, Jesus Cristo.

...prove você mesmo e veja que o Senhor é bom.

Deus os abençoe.

Arrepende-te Brasil
Share on Google Plus

Sobre o site Altar de Arrependimento

Arrepende-te Brasil: Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, levar um povo a consciência e atitude de preparação individual para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.