Uma mente sã e renovada pelo Espírito Santo


"Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." Isaías 26:3

Um tema que tem me preocupado bastante nos últimos tempos é concernente a saúde mental do povo de Deus! Eu digo isso porque é um tema bíblico, uma questão de saúde pública, e porque Jesus também pode nos ajudar a ter uma mente sã e pensamentos sãos com as suas sãs palavras de vida eterna! Todos que desejam ser ajudados por Jesus podem obter ajuda de graça no Senhor, há sim solução e saída, há renovação de mentalidade e pensamentos no evangelho do Senhor Jesus Cristo!

Eu observo que pela má compreensão do evangelho do Senhor Jesus hoje nós temos entre o povo de Deus variados tipos de pessoas. Temos tanto aquelas que julgam que podem conhecer a Jesus sem isso ter impactado e transformado nem um milimetro das suas vidas. Estas normalmente vivem muito tranquilas e despreocupadas. Entretanto há um sem número de pessoas que se preocupam agora em fazer a vontade de Deus e nisso entram em um tipo de excesso de preoupação, e num sentimento desenfreado de culpa e medo, numa constante de condenação e culpa.

Quando as pessoas entram neste sentimento isso significa que estão tendo uma visão distorcida do evangelho de Jesus Cristo, tanto quanto aqueles que pensam ter encontrado a Cristo sem isso ter causado nenhum impacto em suas vidas. Há portanto muitos hoje em dia vivendo debaixo dum forte sentimento de condenação, de culpa, de rejeitação, de inferioridadade, e muitos outros, e pensando que isso seja convicção de pecado do Espírito Santo. Ora, a escritura diz que o Espírito Santo convencerá o homem do pecado, da justiça e do juízo de Deus, mas ela também diz que ao o recebermos, Ele é o Consolador prometido e também traz um refrigério de alma para o cristão.

O Espírito de Jesus Cristo é o nosso guia e conselheiro, ele nos sustenta em nossas fraquezas e nos ajuda intercedendo por nós. A proposta do evangelho é sim que haja transformação na vida do ser-humano, porém, não é característica do cristão uma vida constante de culpa, medo e condenação. Há sim o sentimento de tristeza por erros cometidos, porém isso num nível exagerado vai apenas adoecer a mente e o coração, chegando ao ponto de cegar o entendimento para a salvação em Jesus Cristo. Não são poucos vivendo como se estivessem em queda livre para o inferno, apenas esperando a condenação e juízo final.

É por isso que desejamos escrever um pouco a respeito de doenças que foram catologadas na medicina, doenças mentais, defeitos do pensamento humano, que muitos carregam e trazem, e transferem tais sentimentos para a palavra de Deus, e para a sua comunhão com Deus, afetando assim e matando a sua busca ao Senhor e a sua aceitação e compreensão da mensagem de Deus para a humanidade. Caso alguém não possa olhar para a palavra e se livrar destes sentimentos indesejados certamente ela terá uma visão muito distorcida de Deus, e ao invés de encontrar em Cristo paz e reconciliação com Deus, mudança de coração, e um furioso e eterno amor que é diferente de tudo que podemos ter experimentado ou vir a experimentar neste mundo, terá sempre uma visão de um Deus que na verdade é apenas você mesmo projetando seus sentimentos e traumas pessoais numa imagem de Deus que não corresponde a realidade de quem Ele é.

Dou um exemplo, e nas próximas postagens estaremos falando de sentimentos como o complexo de rejeição, complexo de inferioridade, a necessidade de aceitação, mania de perseguição, transtorno obssessivo compulsivo, depressão, síndrome do pânico, megalomania, narcisismo, psicopatias, neuroses, psicoses, amores obsessivos, e alguns outros. O exemplo que quero dar é o de uma pessoa mulher que foi rejeitada pelo seu marido por exemplo, e ela agora tem uma visão de Deus, como um Deus que também irá rejeitá-la. Ou alguém que teve um pai muito rigoroso, e agora ela tem uma visão de um Deus também de um coração duro, sem misericórdia, e cheio apenas de rigor e de dureza. Ora, na verdade também as pessoas podem projetar as suas libertinagens sobre uma imagem de um deus libertino e cheio de sentimentos carnais.

Na verdade os cristãos deveriam ser conhecidos como pessoas pacíficas, equilibradas, centradas, pois julga-se que aqueles que encontraram o porto seguro das suas almas, e a âncora perfeita da sua salvação, julga-se que aqueles que professam tamanha certeza não só no presente mas na eternidade das suas almas, devessem ser pessoas um tanto diferentes e até mesmo progressivamente libertas de muitas das preocupações que afetam e deprimem boa parte deste mundo. Eu não digo que os cristãos deveriam ser conhecidos como pessoas que nunca erram ou que são sempre perfeitas, mas que pelo menos deveríamos ser conhecidos como pessoas diferentes, mas há muitos hoje que sinceramente sabem que são pessoas perturbadas em vários sentidos. Alguns culpam a palavra por causa disso, mas a verdade é que muitos sabem que a culpa não é a palavra, mas algo em seus corações não vai bem com Deus e isso os está deixando doentes.

Voltemos nossa face ao Senhor e seremos curados. Vamos escrever um pouco nos próximos dias a respeito deste assunto. Eu sei que para alguns acharão estranho estarmos falando destes temas, porém para os que sofrem com estas coisas creio será muito bom. Não estamos aqui propondo nehum alívio imediato, ou "milagre" num sentido ruim da palavra, mas como tantos correm para todo lado buscando uma mente saudável, e nada conseguem, vamos então mostrar nas escrituras o que é o conselho de Deus a este respeito, e como um uso mal da palavra faz a mente adoecer, mas um uso legítimo e guiado por Deus a fará ser renovada e florescer nas coisas de Deus para a eternidade e glória do Senhor!

Deus os abençoe!

Arrepende-te Brasil
Share on Google Plus

Sobre o site Altar de Arrependimento

Arrepende-te Brasil: Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, levar um povo a consciência e atitude de preparação individual para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.