O Anjo, a sarça e o profeta: Quem é o Profeta semelhante a Moisés? E quem é o Anjo do SENHOR (Êxodo 23)?


O Profeta semelhante a Moisés em Deuteronômio 18

Leiamos o texto da promessa:

"O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis; Conforme a tudo o que pediste ao Senhor teu Deus em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do Senhor teu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. Então o Senhor me disse: Falaram bem naquilo que disseram. Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele." Deuteronômio 18:15-19

Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. João 14:24

A promessa de um profeta semelhante a Moisés se encontra em Deuteronômio 18, nos dias de Jesus perguntaram a João Batista se ele era o profeta (do qual Moisés havia falado). Na verdade João negou, e disse que não, ele não era nem o profeta e nem o Cristo. As palavras de Deus seriam postas na boca deste profeta, ele falaria em nome do Senhor, e seria tão perfeito que falaria apenas aquilo que o Senhor ordenasse. Isso significa que não ouví-lo seria o mesmo que não ouvir ao próprio Deus, ficando claro assim que este profeta do qual Moisés falou exerceria a função de Mediador. Escrevo com letra maiúscula pois no novo testamento sabemos que o único Mediador é o próprio Cristo (o qual se fez homem, se fez carne), por isso só ELE pode ser o profeta do qual Moisés falou.

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

Pedro citou Moisés em seu sermão, quando anunciava Jesus aos seus irmãos israelitas:

Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo. Atos 3:22,23

A expressão "a ele ouvireis" nos soa familiar com um texto do novo testamento, no monte da transfiguração, nos evangelhos, olhe o que testifica a Voz Divina a respeito de JESUS CRISTO:

E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi. Lucas 9:35

Concluímos portanto que o profeta semelhante a Moisés do qual a bíblia, e ao qual devemos ouvir, com certeza é uma referência ao Senhor Jesus, a quem devemos escutar. Outra característica a se ressaltar também é que o profeta do qual Moisés falava seria suscitado "dentre os seus irmãos", o que quer dizer claramente que deveria ser um israelita.

O Anjo do SENHOR (Exôdo 23:20-22)

Abaixo vamos ver alguns textos também a respeito do Anjo do SENHOR, uma figura intrigante e misteriosa, que aparece muito no antigo testamento, mas já não é mais visto no novo testamento, pois ele era na verdade o próprio SENHOR JESUS CRISTO, estas aparições do Anjo do SENHOR são na verdade manifestações do próprio Cristo no antigo testamento, e no novo testamento já conhecemos que era o Senhor Jesus, portanto não é mais citado o Anjo do SENHOR, mas sim o SENHOR JESUS.

Veja o que o Senhor falou a Moisés em Êxodo quando prometeu que um anjo iria adiante dele para o guardar:

Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele. Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser [...] Êxodo 23:20-22

Este anjo certamente não era uma pessoa de carne e osso, mas sim espiritual, e ele podia perdoar pecados, e também o nome do SENHOR estava nele (o SENHOR lhe deu o seu nome). Semelhante a recomendação dada a respeito do profeta semelhante a Moisés deviam também ouvir a voz deste anjo, e também obedecê-lo, não poderiam se rebelar contra ele senão não teriam seus pecados perdoados.

Todos sabemos que só Deus pode perdoar pecados, significando que apenas Cristo pode se oferecer como substituto para tomar o castigo do povo, conforme Isaías 53.:

"Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?" Marcos 2:7

Mas contigo está o perdão, para que sejas temido. Salmos 130:4

Nos evangelhos também lemos o Senhor dizendo aos que nele não criam, que morreriam em seus pecados, quer dizer, não seriam perdoados por não o estarem dando ouvidos, e estarem se rebelando contra as palavras do Senhor:

Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados. João 8:24

Este Anjo do SENHOR era na verdade um representante direto do próprio DEUS, que tinha capacidade para representá-lo plenamente. Quem ainda tem dúvida que ele era o próprio Senhor Jesus leia Êxodo 33, como o Senhor diz a Moisés que enviaria um anjo junto dele, e então mais para frente Moisés pergunta ao Senhor "não me tens feito saber quem irá comigo", e o Senhor lhe responde no verso 14 "Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso". Se você estudar as aparições do Anjo do SENHOR em todo o antigo testamento apenas vai reforçar a convicção de que este anjo na verdade era o próprio SENHOR JESUS.

Outra importante característica é que o nome do SENHOR foi dado ao Anjo do SENHOR:

Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um. João 17:11

Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura. João 17:12

A ele devemos ouvir e obedecer, é a mesma recomendação dada ao tratamento devido ao profeta prometido por Moisés. O Senhor declara que protegeu e guardou os seus discípulos, assim como fazia o Anjo do SENHOR no antigo testamento.

Além do mais o Senhor Jesus disse claramente que tanto a lei quanto os salmos e profetas falaram a respeito DELE:

E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Lucas 24:44

Moisés falou de JESUS CRISTO:

Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. João 5:46

E o próprio povo que escutava ao SENHOR declarou que ele era o profeta do qual Moisés falava:

Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo. João 6:14

Então muitos da multidão, ouvindo esta palavra, diziam: Verdadeiramente este é o Profeta. João 7:40

Agora você também entende melhor a pergunta que João Batista fez através dos seus discípulos ao Senhor Jesus dizendo "és tu AQUELE que havia de vir, ou ainda devemos esperar outro?" Certamente João se referia ao texto de Deuteronômio 18, o profeta semelhante a Moisés que tanto eles aguardavam. E a resposta de JESUS deixa claro que ELE É aquele de quem Moisés falava. Se lermos o livro de Hebreus veremos também maravilhosamente bem explicado como Cristo tem maior glória do que Moisés e todos os profetas, e também do que o sacerdócio Levítico, do que os anjos todos, pois Ele é o Filho, e isso é muito importante sabermos, que o novo sacerdócio, eterno, da Ordem de Melquisedeque, do qual é o CRISTO, é mais excelente.

Por este motivo concluímos que tanto o Anjo do SENHOR que aparecia muitas vezes no antigo testamento, quanto o profeta do qual Moisés falava, são palavras que apontam e tem o seu cumprimento e revelação na pessoa de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Quando Manoá perguntou ao ANJO DO SENHOR, qual é o seu nome? A resposta foi "porque perguntas pelo meu nome, visto que é maravilhoso?" Isso quer dizer que era algo além da sua compreensão. Para Josué o Anjo do SENHOR se declarou como "Princípe (ou Comandante) do Exécito do Senhor". Por isso este Anjo que já não aparece mais no novo testamento, e que no antigo testamento as vezes fala em nome do Senhor, e as vezes fala como se fosse o próprio Senhor (vide como na sarça ardente ele diz "EU SOU o Deus de teu pai..."), vemos que Ele é alguém capaz de representar o Altíssimo perfeitamente, e capaz de redimir o povo das suas culpas, capaz de se oferecer como substituto para os seus pecados, e de ser o Mediador de Uma Nova Aliança, exatamente como diz a escritura de JESUS CRISTO, dizendo que Ele é o único Mediador entre Deus e os homens, pois nele habita corporalmente toda a plenitude de Deus, ele é o único capaz de representar o Eterno de modo completo e pleno, a tal ponto que diz nos evangelhos, que aquele que o vê, na verdade também está vendo ao Pai!

Ele é a imagem visível, do Deus invisível, e só podemos conhecer ao Pai através Dele!

Ele é JESUS! Meu Salvador! JESUS, meu Rei e Senhor! JESUS, o Único Mediador, Eterno, de uma Nova Aliança!

Este assunto é tremendo, e sei que para alguns o que eu disse soa como apenas teorias de interpretação, mas mesmo assim, se você entendeu, louvemos ao SENHOR, nos arrependamos e voltemos nossos corações a JESUS CRISTO!

Arrepende-te Brasil.
Share on Google Plus

Sobre o site ArrependeteBrasil

Arrepende-te Brasil: Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, levar um povo a consciência e atitude de preparação individual para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.