O que é a blasfêmia contra o Espírito Santo?


Eu vou explicar resumidamente sobre blasfêmia contra o Espírito Santo, mas nada será igual você ter a certeza por si mesmo diante de Deus. Busque a sua própria convicção sobre o assunto, não tome tudo que direi aqui como verdade sem examinar melhor, meditar e orar a respeito. Espero que as palavras que irei escrever ajudem, escrevo no desejo sincero de que alimentem almas famintas, creio até mesmo que serão respostas de oração de algumas pessoas, e eu vou tentar ser bastante direto ao ponto, ainda que seja um assunto onde caibam muitas e muitas considerações. Vou tentar ir direto ao ponto que penso ser o mais sensível, que é justamente trazer a tona o quanto certas questões, por importantes que sejam, podem se tornar uma distração que nos faça simplesmente parar de se alimentar de Jesus Cristo. Jesus está disponível para você, assim como para mim, e para todos, e na bíblia está escrito que aquele que for até Cristo não será lançado fora. Quer dizer, não importa quem seja a pessoa ou que pecado ela tenha cometido, Jesus tem poder de perdoar pecados se formos até Ele, mas e se não formos? E você só não vai se não crer que Ele pode te perdoar, e então fica sem perdão.

Blasfemar do Espírito Santo, se você for no dicionário, ou no google ver explicações, mas se tomar o termo ao pé da letra verá que não há muito sentido nas palavras de Jesus se tomadas ao pé da letra. Pois pecar contra o Espírito Santo seria o mesmo que pecar contra Deus, blasfemar, falar mal, e qualquer pecado que cometemos especificamente é contra Deus. Veja o filho pródigo "pai, pequei contra o céu e contra ti". O simples fato de haver um pecado imperdoável coloca medo em muitos cristãos, e ao longo da história muitas explicações tem sido dadas, muitas mesmo, e eu creio que a que darei abaixo em resumo é a que tenho tido por mais coerente.

O que Jesus diz dá-nos a entender que este tipo de pecado é de uma classe diferente dos demais, mas para explicar isso vou tomar uma expressão de Jesus quando disse em João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Lembra de Marcos, quando o Senhor diz "quem crer será salvo, mas que não crer condenado".

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:16

Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. João 3:18

O Espírito Santo é o Espírito da Fé, que nos capacita a crer em Jesus para salvação, e é Ele também que nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Quando um ser-humano resiste ao apelo do Espírito de Deus, que fala ao nosso coração, para que creia em Jesus e receba o perdão de graça pelo sacrifício do Senhor, este homem está cometendo um pecado imperdoável, e apenas quando ele crer poderá ser perdoado. Jesus disse muito forte, quem não crê já está condenado. Mas e se este que não crê, passar a crer? Então será salvo.

Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados. João 8:24

Você percebe que os que não creem resistem ao Espírito Santo e portanto ficam sem o perdão que é dado de graça por Cristo. A fé é um dom de Deus que quer dizer um presente, e quando Jesus veio se recusaram a crer nele, se estes homens continuassem assim não seriam perdoados nunca, mas aquele que crê em Jesus pode se arrepender, pedir perdão, ser perdoado e ser mudado por Jesus. Deus pode tocar esta pessoa.

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. João 1:11

O texto aqui continua dizendo que apesar dos seus (os judeus) não o terem recebido a todos quantos o receberam deu-lhes o poder para se tornarem filhos de Deus, que não nasceram da vontade da carne e nem do sangue, mas do poder de Deus, do Espírito Santo, nasceram de novo, da água e do espírito, como Jesus disse em João 3 para Nicodemos. Ora, a escritura também diz que o Espírito Santo é o que nos regenera, opera em nós o novo nascimento, como ele fará isso se não permitirmos que ele trabalhe em nós? ou se realmente não quisermos e fecharmos a porta para Ele? O que fecha a porta de nossos corações para Deus não é somente quando pecamos, mas especialmente quando não queremos ir até Deus para ele nos perdoar e purificar dos nossos pecados!

Paulo ainda escreveu sobre os judeus, que não creram em Cristo, e deixou bem claro em Romanos que nós, gentios que agora criamos, não deveríamos se ensoberbecer contra eles, pois eles foram cortados pela sua incredulidade (ficaram sem perdão), mas se nós que estamos de pé por causa da nossa fé, também deixássemos de crer, então também poderíamos ser cortados, mas mesmo eles, também poderiam voltar e crer (ou seja, se arrepender) e então seriam aceitos por Deus. Quero dizer que a pessoa não consegue perdão enquanto não crê, e Deus é quem nos capacita a crer.

Lembra que na escritura houve um homem que não tinha fé, ele chegou aos discípulos de Jesus e pediu que expulsassem o demônio do seu filho, mas eles não puderam. E ele pergunta a Jesus "se tu podes fazer algo, faze pelo meu filho". E Jesus lhe responde "se tu podes? ao que crer todas as coisas são possíveis". E ele disse algo como "eu creio, ajuda-me na minha incredulidade!" Ele cria que mesmo não tendo fé suficiente Jesus poderia dar fé no seu coração, e isso é uma fé pequena brotando, e sendo depositada num Deus muito grande.

Lembra também das palavras de Estevão em atos:

Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. Atos 7:51

Eles conhecendo a Deus estavam recusando Ele, resistindo ao Espírito que traz convencimento de pecado. Ora, o Espírito Santo também é o Consolador prometido, Ele traz debaixo das suas asas perdão aos arrependidos, e cura as feridas da tristeza do arrependimento pelo Sangue de Jesus Cristo. Por isso eles estavam cometendo este pecado imperdoável, estariam sem perdão, enquanto permanecessem na incredulidade, resistindo a Deus, não poderiam ser renovados e perdoados.

Você lê isso também na parábola dos lavradores maus, Mateus 21, ali verá claramente a rejeição de Cristo por parte do seu povo na parábola, e ali mostra claramente que o rejeitaram justamente porque sabiam quem Ele era! Isso é um grau máximo de rebeldia, sabendo quem Ele era, perfeitamente o rejeitaram e se rebelaram contra Ele! Neste tipo de coração o arrependimento fica sem efeito, a pessoa fica presa num espírito de rebelião contra Deus, e enquanto ela estiver nesta incredulidade não conseguirá ser perdoada.

Como Deus iria revivê-los ou renová-los se eles insistentemente rejeitavam a palavra do Senhor e não queriam ir ao Senhor para terem vida (João 5:39,40)? Mas mesmo assim temos na bíblia o exemplo de Paulo, um homem que perseguiu cristãos até a morte, e não queria se arrepender, e era deste povo que queria matar o Senhor, perseguia ao Senhor, mas uma hora ele cedeu ao apelo do Espírito de Deus e foi renovado. Enquanto não cedia, não pode ser renovado por Cristo, estava na condição de alguém que não pode ser perdoado.

Penso que neste texto tem bastante material para meditar. Neste ponto exatamente o que eu disse, uma pessoa que hoje resiste ao Espírito Santo, pode ser que amanhã o receba, mas se hoje ouvirmos a voz do Senhor, não endureçamos os nossos corações (Hebreus 3:7 / 3:15 / 4:7). O simples fato de você ter percebido que errou, e estar se preocupando com isso, já indica uma coisa, teu coração está lutando para crer, para estar em paz com Deus, e bem com Jesus, e isso é um desejo que vem de Deus. Lembre dos evangelhos, Pedro e Judas, os dois pecaram contra Jesus. Pedro negou, Judas traiu. Os dois reconheceram que estavam errados, o peso da culpa foi esmagador. Mas Judas foi se enforcar achando que para ele não tinha mais jeito, porém Pedro, esperou em Deus, mesmo em angústia, e o Senhor o perdoou e lhe mostrou como se quebra o mais duro de todos os corações.

Só JESUS CRISTO, aquele que morreu e ressuscitou, pode quebrar o nosso coração. Tome uma atitude como a de Pedro, sempre, pois em Cristo sempre tem solução, sempre, Ele não derramou sangue a toa. Há poder no Sangue de Jesus Cristo! Poder para lavar, salvar, perdoar, transformar, sempre há, sempre há!

Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz. Miquéias 7:8

Quem há entre vós que tema ao Senhor e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus. Isaías 50:10

Como dizia um pregador, amigo meu, a incredulidade é a mãe de todos os pecados! Resistir portanto ao Espírito Santo é resistir ao remédio que pode te trazer cura, resistir ao Evangelho Real!

Medita com calma, e ora! Abraça o escudo da fé, com o qual poderá apagar os dardos inflamados do inimigo!

Reveste-te de Deus, como um filho amado!

Arrepende-te Brasil.
Share on Google Plus

Sobre o site Altar de Arrependimento

Arrepende-te Brasil: Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, levar um povo a consciência e atitude de preparação individual para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.