Senhor, faz morada em mim e a minha vida será um culto a Ti


Embora a expressão "culto" seja uma boa designação daquilo que se faz quando nos reunimos como igreja, este não é o único uso do termo, e o Novo Testamento entende culto num contexto bem mais amplo, como por exemplo Romanos 12:1-2, onde "culto" é a oferta (entrega) da nossa vida a Deus. Culto neste contexto mais amplo se torna a vida que vivemos, bem como nós mesmos nos tornamos a oferta que Deus deseja receber, santificada pelo sacrifício de Jesus. Isso colabora para o entendimento claro que há no Novo Testamento de que o templo do Espírito Santo, no qual deseja habitar, é o próprio homem. O Senhor criou o homem para ser o seu Templo, um vivo santuário para um Deus Vivo. Deus desejou habitar em nós, e neste contexto mais amplo, e menos restritivo, todos os nossos atos se tornam atos de culto a Deus quando nossas vidas estão entregues a Ele.

Paulo escreveu que "quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus". A descrição do ensino nos mostra como no Novo Testamento a ideia de culto a Deus não gira mais em torno de um templo em Jerusalém, nem de uma montanha em Samaria, mas sim no relacionamento espiritual (em espírito e verdade) entre Deus e coração do homem por meio de Jesus Cristo. Não há outro Mediador nesta relação, e é por este motivo que ministros do Evangelho no novo testamento assumem uma posição bem diferente da dos profetas no antigo testamento, uma vez que na igreja do Senhor todos tem acesso as revelações do Espírito Santo e não apenas uma pequena classe "sacerdotal". E é claro que o Espírito Santo ministra em cada um e através de cada um aquilo que é da vontade de Deus e útil para a edificação da igreja, assim todos podem ministrar e todos podem ser edificados e consolados.

Uma vez que pelo batismo e pela fé no Senhor Jesus nos tornamos templo do Seu Espírito Santo, nos convém atentar para uma coisa, por que Deus escolheu um templo ambulante para ser o Seu Templo? Na verdade encontramos as palavras sãs do Senhor que nos dizem "EU SOU o Caminho, a verdade e a vida". Jesus é o caminho para o Pai, ninguém chegará ao Pai senão através do Senhor, você pode tentar tudo, morrer seco de tanto jejuar, chorar e orar, ainda assim você dependerá totalmente do favor de Cristo para ser salvo. De verdade se Ele mesmo não te levar até o Pai, todo esforço será em vão. Por isso o primeiro passo neste CAMINHO NOVO E VIVO é justamente rendição total ao fato de que você depende de Deus totalmente para sua salvação. Salvação pertence ao Senhor. É por isso que a ideia de culto a Deus, muito mais ampla no contexto da maior revelação que recebemos no novo testamento, inclui um templo que caminha, e um Salvador que é o caminho pelo qual este templo, que somos nós, deve caminhar em direção ao PAI.

A ideia toda de culto a Deus portanto se torna uma caminhada com Jesus, assim como Adão e Eva faziam no Jardim, e assim como fez Enoque em Gênesis 5, o homem que andou com Deus e já não foi mais visto pois Deus o tomou para si. O culto a Deus se torna portanto dinâmico, vivo, onde Deus pode literalmente te surpreender a qualquer momento do seu dia, nesta jornada, nesta caminhada com Jesus Cristo. Nesta caminhada em Jesus Cristo rumo ao Pai Celestial. Neste retorno que fazemos, retornando os nossos corações ao Pai Celeste, Seu Filho Jesus se torna nosso perfeito exemplo, único e suficiente Salvador, único capaz de nos conduzir e guiar em perfeição e glória até a eternidade, nos entregando nos braços de Deus o Pai. Não há outro que possamos seguir ou andar com. Não há outro que possa dizer ousadamente "EU SOU o caminho", sem ser tomado como mentiroso. Não há Salvador a não ser o Senhor. Salvação pertence ao Nosso Deus. É por isso que o livro de Hebreus nos fala sobre os joelhos desconjuntados, que estão fraquejando na caminhada, ele coloca que devemos voltar ao Caminho correto, e então sermos fortalecidos, para não nos desviarmos completamente (deste caminho) mas sermos curados completamente.

A cura da nossa relação com Deus é a promessa de Jesus Cristo aos que crerem no Seu Nome.

"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." Isaías 40:28-31

Arrepende-te Brasil.
Share on Google Plus

Sobre o site ArrependeteBrasil

Arrepende-te Brasil: Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, levar um povo a consciência e atitude de preparação individual para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.