Podemos profetizar o que quisermos?


Será que podemos mesmo profetizar o que quisermos e isso irá acontecer? Podemos determinar, declarar, confessar as nossas vontades com nossa boca e isso vai acontecer? A bíblia diz que não...

"Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." 2 Pedro 1:21

A profecia não nasce da vontade da carne, portanto esta história de "vira para o irmão do teu lado e profetiza..." é muito perigosa, pois induz o povo a profetizar sem que o Senhor tenha mandado. Além do mais os termos usados são bem auto-explicativos o "EU profetizo", "EU determino", "EU tomo posse", "EU decreto", "EU declaro", "EU confesso", todo este monte de eu´s, eu, eu, eu nos dão um alerta.

Você muitas vezes profetiza (EU), mas o SENHOR não está falando nada. São profecias apenas nascidas do coração do homem, da vontade do homem, mas não do Espírito de Deus.

"Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio (coração) espírito e que nada viram!" Ezequiel 13:3

A maioria das pessoas está decretando, profetizando e declarando caprichos, orgulhos e vaidades e sonhos pessoais, mas não são palavras que corrigem, edificam, ensinam, alimentam e trazem de volta as pessoas para o Senhor.

"Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram." Jeremias 23:21

Você vê claramente que ninguém pode profetizar o que bem entende, pois profecia na verdade é a comunicão de uma palavra de Deus, então isso não pode ser inventado pelo homem mas tem que ser dado pelo Espírito Santo.

Lemos também em Jeremias 14 "E disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem".

Mas Ezequiel relata como profetizou debaixo da ordem do Senhor (e é claro, há os testes bíblicos para as profecias, as quais o Senhor mesmo ordena examinarmos e provarmos para ver se são de Deus, e isso falaremos em outra oportunidade se assim o Senhor nos conceder):

Então profetizei COMO SE ME DEU ORDEM. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. Ezequiel 37:7

Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande? Lamentações 3:37

É por isso que em muitas congregações atualmente o ensino dominante conta em ordenar ao povo que profetize coisas que Deus não mandou, consiste em profetizar coisas que Deus não mandou, e então, como diz as Escrituras, ainda fazem o povo esperar o cumprimento daquelas 'profecias', levando assim multidões a confiarem em suas próprias palavras, confissões e declarações e não na Palavra do Senhor.

Declarações e confissões estas, diga-se de passagem, que são muito mais baseadas nas vontades da carne, nas bênçãos, conquistas e vitórias, nas glórias humanas, terrenas e passageiras (efêmeridades) do que naquilo que é eterno. São profecias recheadas de materialismos e vaidades que além de anti-bíblicas prometem um montão de coisas para as pessoas que Deus nunca prometeu em sua palavra obscurecendo assim nas mentes e corações de quase todos a Luz verdadeira do Evangelho do SENHOR.

Para encerrar, ainda que há muito mais citações que eu poderia fazer, e em outra hora adicionarei a este texto um rodapé com algumas mais referências bíblicas para pesquisa, mas quero deixar aqui uns versículos que nos revelam qual é o propósito e objetivo, qual é o motivo pelo qual o Senhor fala nas Sagradas Escrituras:

"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." 2 Timóteo 3:14-17

Concluímos pois que a Palavra de Deus não nasce do homem, mas vem de Deus, e para os objetivos de Deus e não para a glória humana, mas para a glória de Deus, pois o Espírito Santo ( o real inspirador de todas as verdadeiras profecias ), o Espírito da Verdade, não mente e não glorifica pessoas, pastores, irmãos, ministério de igreja local, mas somente a JESUS CRISTO:

Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. João 16:14

A Palavra portanto tem várias funções, exaltar ao Senhor, ensinar, repreender, corrigir, edificar, consolar, mas nunca satisfazer egos e vontades carnais humanas, as quais nos afastam na verdade do Senhor, A palavra do Senhor é enviada para fazer aquilo que agrada ao Senhor, aquilo que apraz ao Senhor, que lhe dá prazer, e não para satisfazer o ego, a loucura, megalomania e vaidade dos homens. Neste ponto temos que tomar cuidado, pois há profecias falsas que são de inspiração carnal, e outras que são trazidas por espíritos enganadores, e isso trataremos em outro momento se assim Deus nos permitir. Fiquemos com os versículos de Isaías para encerrar, Deus envia a Sua Palavra para fazer aquilo que Ele quer, portanto, pense mil vezes antes de sair por ai fazendo falsa profecia, obedecendo a ensinos de homens e não do Senhor, cuidado com este negócio de "profetiza para o irmão do seu lado", "eu declaro", "eu determino", "eu confesso", "eu profetizo".

Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Isaías 55:11

Arrepende-te Brasil
Share on Google Plus

Sobre o site Altar de Arrependimento

Arrepende-te Brasil: Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, levar um povo a consciência e atitude de preparação individual para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.