TIAGO, FILHO DE ZEBEDEU, MORTO EM 45 D.C.


TIAGO, FILHO DE ZEBEDEU, MORTO EM 45 D.C.


Tiago era filho de Zebedeu e Salomé. Ele ganhava a vida como pescador, mas quando Cristo o chamou para ser seu discípulo, abandonou sua profissão e seguiu a Jesus. Leia Mt 4:21 e Mc 1:19. Ele foi instruído durante muito tempo, junto com os outros apóstolos, sobre as responsabilidades dos discípulos de Cristo, antes de ser enviado ao campo. Leia Mt 10:2; Mc 6:7; Lc 6:13. Ele tinha o dom de fazer milagres. Foi por isso que ele era um dos três que tinham o apelido de Boanerges, que significa “filhos do trovão”. Em todas as ocasiões de mais importância, ele esteve com Jesus, sendo escolhido, inclusive, para ver a glória do Senhor no santo monte, e posteriormente, ser testemunha de seus sofrimentos no jardim de Getsêmani. Leia Mc 3:17-18; Mt 17:1; 26:36. Cristo predissera que Tiago beberia do mesmo cálice que ele bebeu,que seria batizado com o mesmo batismo, e que estaria sujeito ao mesmo sofrimento e à mesma morte de Jesus. Leia Mt 20:23-24. Decapitação de Tiago, fi lho de Zebedeu
.
Depois da morte de Cristo, ele se uniu aos outros apóstolos para testemunhar junto com eles, dos sofrimentos, da morte e da ressurreição do Senhor, e para ser instruído por ele durante quarenta dias após sua ressurreição. Depois que Cristo ascendeu ao céu, ele também permaneceu em Jerusalém, junto com os outros apóstolos, onde posteriormente receberam o Espírito Santo. Ele pregou o evangelho em Judeia e na Samaria. Leia At 1:13-14. Acredita-se que dali ele seguiu para a Espanha, onde teve pouco êxito, voltando para a Judeia, onde, segundo alguns, foi perseguido por Hermogenes, um mágico. Este apóstolo viveu até o quarto ano do imperador Cláudio, o tempo quando Ágabo predisse uma grande fome no mundo todo. Foi durante esta época que Cláudio ordenou ao rei Agripa que perseguisse a igreja de Cristo. Com isso, Herodes colocou suas mãos sangrentas no apóstolo. Na festa da páscoa, lançou-o na prisão. Pouco depois ele recebeu a sentença de morte, sendo morto pela espada em Jerusalém. Isto ocorreu 45 anos depois do nascimento de Cristo. Leia At 12:2.

Clemente relata que o carrasco, vendo a inocência de Tiago, se converteu e morreu junto com ele. Em outro lugar lemos que o carrasco ficou tão comovido que se declarou cristão. Ambos seguiram para o lugar onde haviam de dar suas vidas. Quando o carrasco pediu que Tiago o perdoasse, ele pensou um pouco e disse: “Paz seja contigo”, e o beijou. Em seguida os dois foram decapitados.

<< >>

Fonte: Livro, o espelho dos mártires
Share on Google Plus

Sobre o site ArrependeteBrasil

Arrepende-te Brasil: Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, levar um povo a consciência e atitude de preparação individual para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.