Invertendo a glória de Deus? Tomando a glória para si!


Eu conheço um pastor, ele é do Brasil, e a sua igreja começou a ser visitada com uma tremenda unção de cura alguns anos atrás. Os cegos enxergavam, os paralíticos andavam, surdos voltavam a ouvir, cancerosos eram purificados. Muitos e muitos milagres documentados, pessoas com seus exames médicos de antes e depois. Quando este pastor começou a olhar para as outras igrejas e ministérios ele não via tantos milagres assim e então ele começou a declarar que a sua igreja era a que pregava o evangelho da igreja primitiva e todas as outras tinham problemas, por isso não haviam milagres lá. Conheci também uma outra denominação, a qual o Senhor derramou dom de profecia e muitas pessoas recebiam profecias verdadeiras da parte do Senhor, era tremendo a forma como Deus falava ali manifestando este dom. Esta igreja começou a olhar para outras igrejas, olhar para algumas igrejas que liam a bíblia mas não profetizavam como eles, e começou a se gabar de que na sua igreja tinha profecia e nas demais não tinha.

Isso é o que aconteceu na verdade com muitas e muitas igrejas que conhecemos hoje em dia, elas até começaram bem, mas ao terminar estão fracassando pois estão piores do que no seu começo. Quando o Senhor te dá um dom de modo algum isso serve para te dar algum destaque ou dizer que você é melhor do que alguém. As igrejas onde tem curas se exaltaram sobre as que tem profecia, e as que tem profecias se exaltaram sobre as que tem ensino da palavra, e assim vemos como o povo de Deus pode cair e passar do Espírito para a carne em uma velocidade impressionante. Quando Pedro e João usados por Jesus curaram aquele homem coxo de 38 anos na porta formosa do templo em Atos capítulo 3 então as pessoas todas ficaram olhando para eles espantados. A resposta deles foi um tremendo tapa na cara de todos os que hoje em dia desejam aparecer ou se exaltarem sobre algum dom que tenham recebido da parte de Deus. Veja o que Pedro falou:

E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem? Atos 3:12

O versículo anterior diz que o povo correu assustado para diante deles, e eles declararam de todo pulmão, não foi a nossa santidade que fez este homem andar, nem o nosso poder, e mais para frente, se você puder conferir o texto, eles dizem claramente que foi o nome de JESUS, a fé em seu nome!

E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; sim, a fé que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde. Atos 3:16

Isso me faz lembrar do Salmos 115

Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. Salmos 115:1

Hoje em dia alguns diriam "está vendo, esta igreja é tão santa, tão ungida, que só aqui tem milagres". "Foi a santidade da nossa igreja que trouxe estes milagres aqui, pois sabe, somos bastante santos." E eu gosto de santidade porque Deus é Santo, agora quando acontece um milagre ou Deus opera algum dom em meio ao seu povo, seja profecia, ensino, o que for, e então as pessoas começam a tomar aqueles milagres para si e começam a propagar o seu próprio ministério ao invés do nome de Jesus, ah, ah, ai temos um grande, UM ENORME problema. Isso é algo que tem acontecido muito hoje em dia, há muita gente tomando os milagres para si, e as conversões para si e dando glória para seus ministérios... só que o Espírito Santo não glorifica nada a não ser Cristo. Temos que entender de uma vez com todas, Deus opera muitas coisas entre nós e não é por causa de nós e nosso mérito e esforço mas é APESAR de nós e nossas falhas vergonhosas. É pela graça e misericórdia e não por nossa santidade.

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. João 16:13-15

Lemos claramente no versículo 13 o Senhor Jesus falando a respeito do Espírito Santo "Ele me glorificará". Quando um milagre acontece, quando Deus faz um milagre e algum de nós liga este milagre a nossa igreja, ministério, pastor, seja lá o que for e não atribui aquilo ao mérito de Cristo, estamos soltando as mãos do Espírito Santo do Senhor e começando a andar por nossa conta e risco. Eu creio que este ensino seja importante pois o Senhor Jesus nos ensinou a amar a verdade acima de todas as coisas, e isso inclui amar a verdade mesmo quando ela estiver testificando contra nós mesmos. Você é daqueles que quer ouvir o que quer ouvir ou quer ouvir o que precisa ouvir? Você é daqueles que quer escutar o que quer escutar ou você realmente quer ouvir o que Deus tem para falar mesmo que isso seja testificando contra você?

Temos muitas pessoas hoje que em algum momento frequentaram alguma igreja e ali receberam por exemplo uma cura do seu corpo físico, um milagre de saúde. Estas pessoas foram abençoadas por Cristo, mas dez leprosos foram curados pelo Senhor certa vez e apenas um só voltou para dar glórias a Deus, e ele era um estrangeiro, nem era um "cristão". Vejamos bem, mas as pessoas são curadas numa igreja e ao invés de atribuírem isso a Jesus (ainda que muitos digam que foi Jesus mas não consideram Jesus acima de tudo), então muitas destas pessoas começam a desenvolver um amor cego pela sua igreja, pastor ou denominação acima do amor pela palavra de Deus. Paulo estava sendo usando por Deus com milagres extraordinários e quando chegou em Beréia os irmãos foram conferir se o que ele falava realmente estava na bíblia. Eles não diziam "olha quantos milagres acontecendo" eles olhavam para a palavra e amavam a palavra acima de tudo.

O que eu quero dizer com isso é o seguinte, se na sua igreja tem milagres por exemplo, ou profecia, ensino, ou manifestação de qualquer dom espíritual legítimos isso não confere a sua igreja, pastor, irmãos, seja lá o que for o direito de pregar o que quiserem e fazer o que quiserem. Estamos sujeitos a uma autoridade, a autoridade da palavra de Deus, a autoridade de Jesus Cristo. Significa que talvez os irmãos de Bereia não quiseram ouvir Deus com os ouvidos de Paulo, eles não se contentaram com isso, talvez eles tenham ido bem longe e compreendido que Paulo sendo apenas um homem jamais poderia realmente executar milagres, aqueles milagres eram Jesus quem operava, eles foram capazes de ver aquele que estava por trás de Paulo, e portanto eles sabiam muito bem que tinham que amar Jesus mais do que a Paulo, e então conferiam na palavra todas as coisas. Hoje se alguém quer conferir algo a pretexto de aprender e não ser enganado será chamado de incrédulo ou rebelde, que não acredita na autoridade espiritual dos pastores e profetas de Deus. Mas a bíblia manda examinar tudo.

Uma pessoa então é curada em uma igreja, e logo depois ela começa a ler a bíblia, e aquela igreja digamos assim está pregando algumas coisas bem fora da palavra. Algumas profecias ali não se cumprem, outras contradizem a escritura, alguns ensinos são falsos, há uma carnalidade dominando todas as coisas, mas as pessoas dirão assim "eu não sei de nada, só Deus pode julgar, só sei de uma coisa eu fui curado naquela igreja ali". Você conseguiu perceber o ponto que este texto pretende tocar? Tem milagres na sua igreja? Ótimo, isso não dá direito de vocês pregarem fora da bíblia e mancharem os milagres que Jesus esteja operando! Tem milagres na sua igreja? Isso não dá para vocês o direito de julgar que pela santidade do seu ministério é que estes milagres se operam e não pela fé no nome de Jesus Cristo!

Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei, ou pela pregação da fé? Gálatas 3:5

Ninguém pode se apropriar dos milagres do Senhor Jesus e tomá-los para si glorificando seu ministério, o Espírito Santo não glorifica igreja, ministério local, pastor, pregador, ele glorifica a Cristo! Se você está usando milagres e dons espirituais que recebeu de Deus para se aparecer e para glorificar seu próprio ministério "parabéns" você está tomando o mesmo caminho que o diabo tomou em sua rebelião sem causa contra Deus! Se envaideceu pela sua formosura, pelos seus dons, pela sua beleza, e começou a louvar a sua "grande autoridade" que Deus lhe tinha dado e arrastou um terço dos anjos consigo! O diabo estava lá apenas dizendo "veja quão grande autoridade eu recebi"! E ele tinha recebido mesmo, e era dada pelo Senhor, mas era para louvor do Senhor e não para ele louvar-se a si mesmo! Ah se soubésemos quantos homens e mulheres de Deus não cairam por causa desta vaidade! Se você começa a louvar o dom de cura que há na sua igreja, cuidado! Se você começa a louvar a autoridade que teu pastor recebeu, cuidado! Louve a Deus, e somente a Deus!

"Ah, mas naquela igreja eu fui curado"

Então não olhe para aquela igreja como se pelo seu próprio poder e autoridade ela tivesse operado a tua cura! Não foi ela, foi Jesus! Não foi o pastor, foi Jesus! Agora pense o seguinte, quando as pessoas fazem isso na verdade elas estão fechando os olhos para não ver a verdade! Eu citei muito o exemplo do Benny Hinn em últimas postagens, um homem que vem sendo uma máquina de pregar heresias! Então as pessoas vão em suas reuniões e dizem "eu fui curado lá", e quando você vai tentar lhes alertar de ensinos contrários a palavra elas simplesmente fecham os olhos para não ver! Por causa de um milagre ou profecia, ou de supostos milagres e profecias, as pessoas hoje em dia acabam amando mais seus ministérios do que a palavra de Deus. Ao ponto que não interessa o que diga a palavra porque "eu fui curado naquela igreja".

Ame a palavra mais do que milagres, sinais e dons espirituais, amemos Jesus realmente acima de tudo, Ele é a Porta e última oportunidade de Deus para a Salvação dos homens, e o Espírito Santo que ganhou do Pai é Aquele que foi enviado deste os céus, é Aquele que desceu dos céus para PREPARAR a igreja do Senhor para a eternidade. Não confundamos mais as coisas. Deus é Santo. O Senhor sabe muito bem o quanto somos tendenciosos a ter nosso coração desviado por causa de milagres e sobrenatural, não é a toa que os falsos profetas nos últimos dias usariam uma corrupção dos milagres de Jesus Cristo para sequestrar os corações e mentes da igreja do Senhor na face da terra. Os falsos profetas no tempo do fim também operariam sinais e falariam o nome do Senhor se você for ler Mateus 24, mas eles não dariam a glória devida a Jesus buscando e aceitando glória para si e pervertendo a palavra de Deus, louvando muito mais os seus dons e autoridades do que ao Senhor de toda a glória e que tudo fez por nós todos!

Eu penso que seja um assunto bem denso de se tratar este, e não sei o quanto fui feliz no texto que pude escrever. Não espero entregar reflexões prontas, mas sim usar estas palavras para provocar em alguns irmãos o desejo de ir as escrituras e aos pés do Senhor e refletir meditar melhor sobre o assunto!

Que a Paz que excede todo o entendimento guarde os nossos corações e nos mantenha em Cristo Jesus!

Arrepende-te Brasil.
Share on Google Plus

Sobre o site ArrependeteBrasil

Arrepende-te Brasil: Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, levar um povo a consciência e atitude de preparação individual para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.