A oração do pastor é mais forte do que a oração das ovelhas?


Algumas pessoas se achegam para pedir oração aos pastores como se a oração deles fosse mais forte, ou como se eles possuíssem algum tipo de ligação especial para com Deus que os demais não possuem. A verdade é que esta divisão que há hoje na igreja, no corpo de Cristo, entre leigos e sacerdotes e algo que acabou no Novo Testamento. No antigo testamento você tinha a tribo de Levi, que era uma tribo sacerdotal, eles cuidavam do culto e tudo mais. Porém, no novo testamento, todos nós fomos comprados por Jesus Cristo para sermos reis e sacerdotes. Não há "clero e leigos" no corpo de Cristo. Há sim diferentes dons que operam conforme a vontade do Espírito Santo. Nenhum dos apóstolos em suas cartas tratou os demais irmãos como inferiores em conhecimento de Deus (e eu ainda quero postar um breve estudo sobre isso algum dia se Deus quiser). Nenhum dos apóstolos tratou os demais irmãos como se eles fossem mediadores entre eles e os irmãos. Todos sempre trataram os irmãos como irmãos e sabendo muito bem que, o único acesso a Deus Pai é através de Jesus Cristo Seu Filho. Nós não temos santidade suficiente para isso, portanto faz-se necessário um Mediador. O único Mediador entre Deus e os homens é Jesus Cristo, e no seu corpo, a sua igreja, servimos uns aos outros por amor e com os dons preciosos que Ele mesmo nos deu para edificarmos uns aos outros.

Digo isso pois algumas pessoas se achegam a pastores para pedir oração (ou a profetas), como se eles fossem os "homens mais próximos de Deus" que existe. Ora, não é verdade isso! Isso é falta de entendimento de qual seja a dimensão do acesso que temos ao Pai através de Seu Filho Jesus! Podemos ir diretamente a Deus, ainda que precisamos da oração de uns pelos outros, mas não chegue a ninguém pedindo oração como se Deus só pudesse ouvir a oração do pastor mas não a oração das ovelhas! Ambos se achegam ao Pai através de um único Senhor, Jesus Cristo! Além do mais, biblicamente falando, um irmão que tem dom de pastor é um irmão, e a oração da ovelha pelo pastor é tão importante quanto a oração do pastor pela ovelha, pois a bíblia diz para orarmos uns pelos outros. Um irmão orar pelo outro irmão diante de Deus, para que sendo nós misericordiosos também possamos alcançar misericórdia. Pedro nunca disse aos irmãos assim "se vocês tiverem algum problema me mandem uma carta que eu vou orar a Deus em favor de vocês!" Você nunca vai ver um apóstolo se colocando como mediador, eles sempre disseram mais ou menos isso "vão até Deus vocês mesmos, façam SUAS próprias orações, SUAS próprias súplicas!"

Mas alguns hoje insistem em achar que Deus vai ouvir mais "o pastor", "o profeta", "o bispo", do que a eles mesmos. Olha, escuta, se você vai achegar a Deus tem que acreditar nele, ponto final. Se você nem acredita que Ele pode te escutar, então você não entendeu nada do Evangelho ainda. Se você acha que Deus pode escutar o seu pastor mas não você, você não entendeu nada do Evangelho ainda. Não entendeu o significado de que quando Jesus morreu o véu se rasgou, e que, POR MEIO DELE — SÓ DELE, temos acesso ao Pai! Você não entendeu o Céu que Ele abriu ainda, e por não entender coloca supostos mediadores em sua vida! Sabe aquela conversa de "ah pastor, ora por mim", naquele sentimento de que o pastor é quem pode se achegar a Deus e você não, isso é idolatria e falta de compreensão do sacrifício do Senhor! Há um hino da Harpa Cristã que diz "grata nova Deus proclama, hoje ao mundo pecador, escutai com alegria, Deus é luz, Deus é amor... cego e desviado o homem, dos caminhos do Senhor, desconhece e desconfia, deste Deus o Deus de amor... meios de salva-se inventa, clama roga em seu favor, a supostos mediadores, DESPREZANDO O DEUS DE AMOR."

Nas cartas de Paulo sempre o vemos pedindo oração aos irmãos, ele nunca se colocou como se só ele pudesse orar pela igreja, mas sempre pediu que a igreja orasse por ele e pelos que estavam com ele. João disse que não estava escrevendo por que eles não sabiam das coisas, mas era justamente porque eles sabiam! Eles nunca trataram o povo como leigo e eles sabidos, mas sabiam que aqueles que receberam o Espírito Santo, estes tem recebido conhecimento de Deus! Para de pensar que a oração de um irmão é mais forte que a do outro, você tem um caminho para se achegar ao Pai, assim como eu, e o caminho, a verdade, e a vida é Jesus, mais ninguém! A minha oração por você tem o mesmo efeito que a sua oração por mim, pois não é nem a oração em si, mas o Deus a quem oramos! E nós nos achegamos a Ti, no nome do Senhor Jesus Cristo! Vamos orar uns pelos outros, eu peço oração a todos irmãos, sempre peço, mas não por que penso que eu não posso me achegar a Deus e eles sim! A oração de qualquer irmão, terá o mesmo efeito, se feita no Espírito, que a oração de um pastor ou seja lá quem for! Depende apenas da graça que o Espírito vai nos dar para orar uns pelos outros, e precisamos desta graça, este sentimento de corpo, onde a dor de um se torna a dor de todos os demais membros e que nos leva a orar pelo nosso irmão como se fosse nós mesmos! Por que de fato, acaba sendo!

Deus abençoe a todos!
Share on Google Plus

Sobre o site ArrependeteBrasil

Arrepende-te Brasil: Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, levar um povo a consciência e atitude de preparação individual para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.