O versículo preferido de Jim Jones


Houve um homem chamado Jim Jones que começou sua carreira como um pastor pentecostal e a terminou como um autoproclamado messias entre seus seguidores. Ele ficou famoso pelo suicídio coletivo que liderou em Jonestown levando seus seguidores a tal morte. Qual era um dos versículos preferidos de Jim? Ele sempre gostava de citar "a letra mata mas o espírito vivifica". Jim invocava tal versículo sempre em suas mensagens ou quando lhe fosse conveniente como parte de uma sórdida estratégia de manipulação de seus seguidores. Citando tal versículo (e distorcendo ele) Jim fazia que parecessem carnais os que o questionavam usando a bíblia. Ele fazia todo este jogo de cena, acusando de "teólogos", "letrados", "doutores da lei" os que usavam a bíblia para rebater ele. "Ah, vocês não entendem nada de Deus, estão só na letra por isso não me entendem, o que eu digo só os espirituais podem entender". Não preciso dizer que após um tempo então oficialmente Jim tornou-se a única "bíblia" a qual os seus seguidores escutavam, ele se tornou a lei para eles, e tudo que dissesse era tido como inerrante palavra de Deus e infalível, pois olhar para Jim ou ouvi-lo era o mesmo na cabeça dos seus seguidores que ouvir ao próprio Deus.

A estratégia de Jim foi construída pouco a pouco, primeiro ele ganhou respeito e confiança do povo se envolvendo no ministério cristão, depois se tornou uma espécie de profeta milagreiro e impressionou o povo levando-os a crer que ele possuía dons sobrenaturais e grande autoridade, até mesmo para curar enfermidades ou "adivinhar" a vida particular das pessoas. Após isso Jim foi cada vez mais se colocando como Deus entre seus fiéis que já estavam cativados julgando ser ele alguma espécie de homem de Deus super especial. A sua desculpa de "letra mata" abriu um enorme precedente para manipulação de seus seguidores. Quem aí quer ir para o inferno? Ninguém. Quem aí vai ousar questionar um "homem de Deus" com tanto poder e autoridade? Bom, muitos julgavam Jim como mais espiritual que os demais, um deus entre eles, e por isso decidiram confiar nos juízos de Jim e não mais exercer os seus próprios. Entregaram a Jim a tarefa de pensar por eles julgando que eles eram fracos e carnais demais para entender as coisas de Deus, mas Jim não, ele teria a "chave" para salvar todos da morte e do inferno digamos assim. Fazendo assim Jim criou muitos discípulos ignorantes e super-confiantes, os quais muitas vezes mesmo duvidando ou questionando os propósitos de Jim se viam sem forças e paralisados pelo medo, sem poder de reação pelo temor que possuíam da figura de Jim. Ainda hoje muitos líderes em nosso meio, sedentos por poder, fama e reconhecimento como Jim, ou seus discípulos, muitas vezes medrosos, ignorantes e super-confiantes, talvez numa escala menor é verdade, mas permanecem dizendo que "a letra mata" sempre que suas posturas são criticadas usando-se a bíblia. "Ah, vocês nunca vão me entender, sou muito espiritual para vocês, vocês vão pela letra e eu pelo espírito". Se tornam assim arrogantes e convencidos de que Deus lhes tenha falado quando de fato estão apenas ouvindo seu enganoso coração. Você pode afirmar mil vezes para tais pessoas "isso não está na bíblia", elas vão dizer "mas Deus falou comigo, você não vai crer porque é cheio das suas próprias razões". Eles vão ignorar qualquer correção a medida que demonstram uma super-confiança nas suas revelações pessoais mais que na palavra ignorando a palavra de Deus, no todo ou em partes. Ao dizer que - a letra mata - Jim só queria na verdade afastar as pessoas das escrituras para que o escutassem, para que ele pensasse por elas, e muitos hoje tem trocado as escrituras pelas revelações pessoais de muita gente, nem se dando ao cuidado de confrontar se aquela revelação é ou não é uma afronta ao Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Não aceite estes "super-ungidos" que desejam "ler a bíblia para você", vá você mesmo e tenha tua própria comunhão com Deus!

Assim como a Unção que vocês receberam é verdadeira e vos ensina todas as coisas assim como de Deus fostes ensinados nele mesmo permaneceis.
Share on Google Plus

Sobre o site ArrependeteBrasil

Arrepende-te Brasil: Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, levar um povo a consciência e atitude de preparação individual para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.