Pirataria evangélica: Igrejas baseadas na "unção" de um homem só


Quando vemos muitas de nossas igrejas hoje em dia podemos compreender uma coisa, elas estão baseadas muitas vezes mais na figura de um homem do que na pessoa do Senhor Jesus Cristo e na plenitude do Espírito Santo no corpo de Cristo. Cada pastor protestante numa igreja neste modo se torna um tipo de pequeno papa evangélico, e graças a Deus que há igrejas que não são assim, ainda que raras. Você vê o líder e os seus seguidores e nas palavras de Edir Macedo naquele famoso vídeo, os pastores se tornam os heróis do povo. Quando somos meninos nós imitamos os heróis que admiramos, umas pessoas colocam capa como Batman, Super-homem, imitam os gritos do Hulk, seja lá qual fosse o herói que você admirava, quando você era menino, você imitava ele! Qual é o super-pastor que você está imitando? Super-apóstolo, super-profeta, super-evangelista? Na história da humanidade e da igreja nós temos muitas cópias e muito poucos originais.


Se eu tomar o Edir Macedo como exemplo, ele tem as mãos muito características devido a formação das suas mãos, e você vê na igreja dele, os pastores que não tem as mãos como as dele, não nasceram com as mãos daquele jeito, imitando até o jeito da mão do Macedo, a voz, o tom da voz da mão dele. Bom, não para por ai. Veja quantas igrejas, que falam línguas estranhas, e lá dentro todos falam "as mesmas línguas estranhas", curioso não? São originais ou apenas cópias baratas uns dos outros? No dia de Pentecostes cada um falava uma língua, mas você já deve ter observado isso que estou dizendo, cada igreja parece ter a sua própria "língua celestial". Será um mistério de Deus ou será apenas gente copiando gente?

Você vê os tão famosos e algumas vezes caros conferencistas pentecostais, com seus ternos ao perfeito estilo "malandro", seus sapatos de couro de jacaré "ou imitação", sapatos brancos, seja lá o que for, e num momento, você tem um desfile de "moda evangélica" acontecendo nestes púlpitos.

Como surgem as modas não é mesmo? Não é uma pessoa que vê outra pessoa fazendo uma coisa, acha legal e dai simplesmente vai lá e copia? E outro copia, e dai outro, e outro, e quando vai ver todo mundo está fazendo daquele jeito, pensando daquele jeito, vestindo daquele jeito, e nem sabe o porque, mas é por causa da moda. Nós temos moda na igreja também, uns copiando o jeito de ser dos outros, cade a originalidade do povo de Deus? Criatividade, personalidade, individualidade? Onde está? Eu vejo é muitas pessoas copiando seus super-heróis de púlpito preferidos. Você vê isso nos Gideões Missionários, que Deus os abençoa a todos, em Camboriú, mas você lembra da moda de gritar "RECEEEEEBAAAAA!", e todo mundo gritava "RECEEEEEBAAAAA!" São meninos copiando seus heróis de púlpito preferidos!

Tivemos e temos vários modismos na igreja, unções estranhas, moveres estranhos, e tudo isso cópia, os brasileiros normalmente copiam demais o que vem da América, Estados Unidos, boa parte das heresias que temos aqui são importadas de lá. Fórmulas de crescimento de igreja, quebra de maldição, correntes de prosperidade, objetos ungidos, e a lista é enorme, quando nós só precismos de uma coisa, JESUS, se introduz tantas outras no cardápio da igreja!

Por que não existe igreja baseada na unção de um homem só?

Suponhamos que de verdade este homem tenha unção, ok? Por que há muita cópia, muita gente copiando quem nem unção não tem! Mas mesmo que um homem tenha unção é errado dizer, como eu vejo muita gente falando por ai "fulano, você é o pastor que Deus levantou para me ensinar a palavra de Deus". Errado! Muito errado! Falar assim não é bíblico! Eu me lembro muito bem quando eu estava em contato com o ministério de David Owuor e ali se dizia que ele, David, era o único vaso na terra que continha a mensagem de Deus! Isso é um absurdo, um abuso da palavra de Deus! Todas as vezes, preste atenção nisso, todas as vezes que a bíblia usa a palavra "pastor" com o artigo "o", isso vai se referir a Jesus, todas as vezes que fala porém, de pastores da igreja você vai encontrar isso no plural, faça sua própria pesquisa, a bíblia sempre fala de "pastores", plural, e não "pastor" porque é impossível que um homem só saiba toda a revelação, tenha toda a revelação, entenda todas as coisas e tudo mais. Até Pedro falou para os irmãos escutarem Paulo, e Paulo queria que Apolo viesse ministrar para fortalecer os irmãos, nenhum deles teve este pensamento exclusivista e atrair e prender discípulos após si, eles tinham um forte sentimento de cooperação e não de competição. Por isso Pedro se alegraria dos irmãos escutarem Paulo, ele não sentiria ameaçado o seu "trono" perante irmãos "ah, vai que os irmãos acham que Paulo é mais ungido do que eu". E Paulo não temia os irmãos ouvirem Apolo, que era um varão poderoso nas escrituras, sabia muito da palavra.

Por isso não existe essa de "ah, você é o pastor que Deus levantou para me ensinar", ao invés disso você deveria dizer "você é um dos pastores que Deus levantou para me ensinar", não o único, não o exclusivo, pois esta exclusividade só cabe a Cristo. E o que somos nós então? Apenas ministros, e cada um pregando de acordo com o que recebeu de Deus, e nenhum de nós recebeu a plenitude de toda a verdade, cada um pode ensinar em algo, mas terá de aprender também em algo, para que todos possam se edificar uns aos outros. Se houvesse tal homem na terra, que tivesse toda a revelação sozinho, este homem certamente se ensoberbeceria e iria para o inferno, e é por isso que o Corpo de Cristo foi formado de modo que todos somos dependentes uns dos outros.

Portanto, cuidado, que muitas igrejas por ai são baseadas na unção de um só homem, e os pastores ali são nada mais nada menos do que cópias deste homem, copiam o jeito de falar, de vestir, de se portar, de barbear, de cortar cabelo, e alguns acham que tem a "mesma unção" que os seus super-heróis de púlpito, mas isso é amargura (inveja), são meninos copiando seus heróis, mas já é hora de deixar as coisas de menino de lado e abraçar ser o original que Deus planejou que você seja! Saia da gaiola!

Não traga fogo estranho/fogo falso/fogo produzido pelas mãos humanas, para o Altar do Senhor.

Medite nisso.
Share on Google Plus

Sobre o site ArrependeteBrasil

Arrepende-te Brasil: Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, levar um povo a consciência e atitude de preparação individual para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.